Compartilhe
Uma entidade que congrega e une esforços em prol do setor empresarial e da sociedade. É assim que se resume a atuação da Associação Empresarial de Ituporanga (ACEI) ao longo dos últimos 25 anos. Para celebrar a trajetória, a entidade promoveu na última segunda-feira, dia 5, um pequeno evento na Câmara de Vereadores, reunindo (com todos os protocolos sanitários) diversas autoridades e representantes de instituições.
Em seu discurso, o presidente da ACEI, Luciano Juarez Bezerra, fez um breve relato das ações e objetivos da entidade, além de falar da importância do associativismo e o quanto a Associação impactou na vida do setor. “O associativismo gera oportunidades de negócios, fortalece marcas, amplia visibilidade, acelera a conquista de demandas dos empresários e da sociedade, gera qualificação profissional e democratiza o conhecimento”, afirmou.
Ele também destacou as ações de impacto promovidas pela entidade. “Foram incontáveis cursos gratuitos realizados e outros que em parceria com instituições ficaram ainda mais acessíveis. Foram também diversas palestras, encontros com nucleados, eventos promovidos por associados que renderam frutos e trouxeram visibilidade a suas empresas”, lembrou Bezerra.
Governos e Iniciativa Privada
Durante a cerimônia, foi frisada a parceria do Poder Público junto a Associação em busca de conquistas, não só para o setor empresarial, mas para toda a população. “Quando a boa vontade de um empresário se une à abertura dos governos, todos só temos a ganhar. Agora aliás, com o fortalecimento do Turismo, A ACEI ganha uma ótima oportunidade de ampliar núcleos, não somente nessa área, mas em várias outras. E nós serviremos de ponte para que esses empreendedores aproveitem essas oportunidades”, afirmou o presidente da ACEI.
O prefeito de Ituporanga, Gervásio Maciel, também destacou a importância de entidades como ACEI para auxiliar governos e agilizar ações em prol da sociedade. “Temos que ter a humildade de reconhecer que não temos como abraçar essa tarefa de administrar sozinhos o município e, ao mesmo tempo, todas as oportunidades que vêm, principalmente agora na área do Turismo, empreendedorismo (…) E a ACEI precisa fazer esse papel. É preciso unir forças”, disse.
Trabalho em conjunto com FACISC
Cada representante do Poder Público, assim como de outras entidades como a própria Federação das Associações Empresariais de Santa Catarina (FACISC), destacaram a importância da parceria e a relevância da Associação para a cidade. Na ocasião ele entregou uma placa de presidência da ACEI e, logo depois, também destacou como a memória da entidade é forte.
“Tenho parte nessa história também. Sou natural de Atalanta, vivi até 2009 na localidade de Ribeirão Matilde e sempre a gente reportava a Ituporanga para comprar no comércio da cidade. Já nessa época ouvíamos o nome da ACIAI e CDL no rádio, isso marcou parte da minha infância”, relembrou o vice-Presidente da FACISC no Alto Vale, Maicon Luiz.
Ex-presidentes homenageados
A cerimônia também contou com a entrega de um troféu simbólico a ex-presidentes que além do fundador Carlos, também contemplou Solange Terezinha Lehmkuhl, Heinz Kurtz, Valério Ernestino Sens, Cássio Cristiano Vandresen e Tiago Eifler.
O evento ainda contou com a presença do prefeito Gervásio Maciel e vice Geison Kurtz, vereadores de Ituporanga, Paulo Vizentainer representando a Secretaria de Estado da Agricultura, Deputado Milton Hobus e Marcos Neckel, este último representando o Deputado José Milton Scheffer.
Quem também prestigiou a cerimônia foi o Reitor da UNIDAVI Alcir Texeira, Delegado Valério Luiz, além do representante da CDL de Ituporanga, Marcos Weber e o prefeito de Rio do Sul, José Thomé.