Compartilhe
Cientes do seu papel como agentes de transformação local, as Associações do Sistema FACISC têm se engajado cada vez mais em questões ligadas à sustentabilidade e posicionando seu compromisso com o desenvolvimento sustentável. Um desses compromissos tem sido a adesão ao Movimento Nacional ODS Santa Catarina.
O movimento foi criado em 2009 e em 2011 a Federação se tornou signatária. Atualmente 12 entidades do Sistema já fazem parte do movimento, além dos Conselhos Estadual da Mulher Empresária (CEME) e dos Jovens Empreendedores (CEJESC).
Movidas pela possibilidade de contribuírem para o alcance dos indicadores e metas dos ODS da Agenda 2030 e assim colaborar com o desenvolvimento sustentável das suas regiões, as entidades têm desempenhado importante papel na disseminação dos ODS no meio empresarial. “A adesão das entidades é reflexo do aumento da consciência do papel transformador que as entidades podem ter no desenvolvimento sustentável local e certamente é algo muito positivo para os empresários catarinenses”, destaca Gilson Zimmermann, superintendente institucional da Federação e atual coordenador geral do Movimento ODS/ SC.
Confira alguns depoimentos de representantes de ACIs engajadas no Movimento ODS:
“A Acic Criciúma aderiu ao Movimento ODS em novembro de 2019 por entender que devemos contribuir com uma sociedade melhor. As empresas representam uma peça fundamental, assim como os governos e a sociedade civil, para a implantação das agendas relacionadas aos ODS. Também acreditamos que adequar as estratégias de negócios frente uma agenda global como os ODS é um recurso primordial para identificar novas e promissoras oportunidades de negócios e influenciar as políticas públicas. Ao reconhecer as empresas também atentas à sustentabilidade, a entidade incentiva que mais iniciativas sejam adotadas na mesma direção”, Moacir Dagostin, presidente da ACIC.
“A Acibalc participa do Programa Selo Social de Balneário Camboriú e Camboriú há 4 anos. Este programa estimula as organizações a conhecerem e aderirem às metas dos ODS’s. Com isso, a entidade se apropriou do tema e passou a conhecer o Movimento ODS local, com o Comitê de Itajaí. A motivação foi justamente entender de que maneira a nossa atuação local pode ajudar o mundo melhor e também cumprir nosso propósito de ser modelo para as empresas. A sociedade mudou e para o público consumidor, não basta só a empresa dar lucro, ela precisa mostrar que gera valor pra comunidade. Nossa participação no movimento aproxima as empresas associadas deste novo modelo social, em que as empresas precisam se envolver para ajudar a superar problemas sociais. Entendemos que as empresas que não entrarem neste modelo, estarão fora do mercado em breve. Então é muito importante possibilitarmos o acesso dos empresários a estas informações”, Fernando Assanti, executivo da ACIBALC.
“Esse movimento tem muito a ver com a essência do associativismo, pois preocupação com a sociedade como um todo e o meio ambiente estão relacionados a isso. Temos que visar o crescimento econômico sustentável. Isso tanto para as empresas como para a associação”, Bruna Quarezemin, presidente da Associação Empresarial de Cocal do Sul.
Clique para ver outros depoimentos.
*Sobre os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável*
Uma agenda mundial adotada durante a Cúpula das Nações Unidas sobre o Desenvolvimento Sustentável em setembro de 2015, os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) são compostos por 17 objetivos e 169 metas a serem atingidos até 2030.
A agenda prevê ações mundiais nas áreas de erradicação da pobreza, segurança alimentar, agricultura, saúde, educação, igualdade de gênero, redução das desigualdades, energia, água e saneamento, padrões sustentáveis de produção e de consumo, mudança do clima, cidades sustentáveis, proteção e uso sustentável dos oceanos e dos ecossistemas terrestres, crescimento econômico inclusivo, infraestrutura, industrialização, entre outros.
Em Santa Catarina o Movimento atua desde 2009 e conta com mais de 660 signatários; em 65 Municípios; articulados em 12 comitês; representados por Pessoas Físicas, Organizações de Classe, Organizações da Sociedade Civil, Instituições de Ensino, Empresas e Poder Público.
Mais informações sc.movimentoods.org.br