Compartilhe
Os desafios e oportunidades relacionados à expansão das redes ferroviárias do Oeste catarinense, bem como à otimização da logística no setor do agronegócio, serão tema central do Simpósio da Integração Logística do Sul. O encontro será realizado na próxima semana, no dia 12 de setembro, durante a Feira Internacional de Negócios, Processamento e Industrialização da Carne (Mercoagro).
A intenção é reunir os governadores do Sul do país e unir forças para buscar as melhorias e superar os desafios logísticos da região. Por meio de palestras, debates e apresentações, serão abordados tópicos cruciais para o crescimento econômico e para o fortalecimento das conexões comerciais entre os estados.
A primeira palestra será conjunta e começará às 14h40 sobre o tema “O Agronegócio e a Estrutura Logística de Grãos”, com o diretor de Commodities e Logística da ABPA e diretor de Commodities e Logística da Seara Alimentos, Arene Trevisan, e do diretor executivo da Associação Catarinense de Avicultura (ACAV) e do Sindicato da Indústria de Carnes e Derivados de Santa Catarina (Sindicarne), Jorge Luiz de Lima.
Às 15h20, o diretor de Planejamento e Pesquisa do DNIT, Luiz Guilherme Rodrigues de Mello, explanará sobre “O Projeto de Integração Logística – Desafios Rodoferroviários”. Às 15h50, haverá a palestra “A Nova Ferroeste e o Projeto Logístico Sul – Maracajú/MS – Chapecó/SC”, com o coordenador do Plano Estadual Ferroviário do Governo do Paraná, Luiz Henrique Fagundes.
Na sequência, às 16h20, será abordado o tema “A Ampliação da Conexão Ferroviária pelo Mato Grosso do Sul”, com palestra do assessor de logística da Secretaria de Estado de Meio Ambiente, Desenvolvimento, Ciência, Tecnologia e Inovação do Mato Grosso do Sul, Lúcio Lagemann. O secretário de Portos, Aeroportos e Ferrovia de Santa Catarina, Beto Martins, explanará “O Projeto Ferroviário de Santa Catarina”, às 16h50.
O Simpósio será concluído com manifestação das autoridades representativas dos estados do Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná e Mato Grosso do Sul, às 17h10. O encerramento das atividades está previsto para às 17h30.
O evento é uma iniciativa das entidades que compõem o Movimento Pró-Ferrovias, um grupo comprometido em impulsionar a infraestrutura logística e o crescimento sustentável do agronegócio nos estados. Fazem parte do Movimento:
Federação das Associações Empresariais de Santa Catarina – FACISC
Associação Comercial e Industrial de Chapecó – ACIC
Federação da Indústria de Santa Catarina – FIESC
Associação Brasileira de Proteína Animal – ABPA
Centro Empresarial de Chapecó – CEC
Organização das Cooperativas do Estado de Santa Catarina – OCESC
Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Santa Catarina – FAESC
Sindicato da Indústria de Carnes e Derivados no Estado de Santa Catarina – SINDICARNES
SERVIÇO:
Data: 12/09/2023
Das 14h às 17h30
Local: Auditório da Mercoagro 2023 – Parque Efapi – R. Itaboraí – Efapi, Chapecó – SC
Inscrições: https://mercoagro2020.quemvai.com.br/inscricao/identificacao