Compartilhe
A Sociedade de Garantia de Crédito do Oeste Catarinense (GaranteOeste-SC) elegeu e empossou os Conselhos de Administração e Fiscal para o mandato 2016/2018, nessa semana, durante assembleia geral ordinária (AGO), na Associação Comercial e Industrial de Chapecó (ACIC). O evento reuniu diretoria, associados e representantes do Sebrae Nacional e Sebrae catarinense, bem como representantes de ACIs, do sistema Sicoob e outras entidades.
O presidente Sérgio Perondi e o vice-presidente Jeovany Folle, foram reeleitos e realçam que o desempenho da instituição foi expressivo até o momento. Segundo eles, somente em 2015foram formalizadas 205 cartas de crédito em 34 municípios e o valor total das operações superou 8,6 milhões de reais. O valor da garantia foi de aproximadamente 5,8 milhões de reais em operações distribuídas nas instituições financeiras cooperativas do sistema Sicoob (Crediauc, Creditaipu, Creditapiranga, Maxicrédito, Noroeste e Oestecredi). Não houve inadimplência em 2015.
Para este ano, o planejamento estratégico estabeleceu uma meta de 160 cartas com o objetivo de continuar evoluindo sem inadimplência. “Também vamos continuar trabalhando para a qualificação junto ao Sebrae, além de realizar visitas em pontos de atendimentos do Sicoob e de associações empresariais, agregar novas entidades empresariais como estratégia de ampliação da divulgação, entre outras iniciativas”.
O doutor em economia e consultor do Sebrae Nacional Carlos Alberto dos Santos, avaliou positivamente os resultados da SGC, destacando que essa primeira fase foi fundamental para disseminar seu objetivo na região. “As operações realizadas demonstram uma atuação de forma a facilitar o acesso ao crédito e o baixo número de inadimplência mostrou que o trabalho vem sendo desenvolvido de forma correta. Agora inicia uma nova fase e a palavra-chave é consolidação, ou seja, desempenhar um trabalho para expansão territorial e de novos parceiros. A conjuntura econômica é difícil, exige cuidados e é nesse momento que a GaranteOeste mostra seu papel. Afinal, quando há dificuldades, existem outras oportunidades e a inovação é um tema que deverá ser trabalhado”.
O presidente da ACIC Chapecó, Josias Mascarello, realça que a implantação da GaranteOeste foi um grande desafio e a entidade empresarial teve papel importante nessa decisão. “O primeiro mandato foi de aprendizado, com vários desafios que foram superados com a parceria do Sebrae, do sistema Sicoob e da Facisc por meio de 18 ACIS. Hoje temos uma sociedade de garantia de crédito sólida que está contribuindo significativamente para o desenvolvimento dos 92 municípios de sua área de abrangência no oeste e extremo oeste”.
Para o coordenador regional oeste do Sebrae/SC, Enio Albérto Parmeggiani, a proatividade das pessoas envolvidas na construção da SGC foi decisiva para a concretização do projeto. “Estamos avançando significativamente porque encontramos uma maneira de estruturar a GaranteOeste. Os resultados demonstram a visão de futuro da governança que, agora, tem o desafio de preencher todos os espaços do oeste catarinense e conquistar a confiança de novas instituições financeiras”.
O coordenador regional extremo oeste do Sebrae/SC, Udo Martin Trennepohl, avalia como extremamente positiva a atuação da GaranteOeste na região. Segundo ele, a sociedade vem exercendo papel importante para o fortalecimento dos pequenos negócios, especialmente nesse momento em que a economia passa por essa turbulência e as empresas vêm enfrentando dificuldades em operar no mercado. “A GaranteOeste está contribuindo no sentido de levar uma solução para que as empresas possam readequar seu quadro econômico e financeiro e alavancar novos mercados”.
O vice-presidente e diretor operacional do Sicoob Creditapiranga, Simplício Meurer,falou dos próximos desafios e complementou que o trabalho da GaranteOeste tem sido positivo e veio ao encontro às necessidades das empresas e das próprias cooperativas.
Para o presidente da Associação Comercial e Industrial de São Miguel do Oeste (Acismo), Cesar Signor as expectativas em relação à atuação da GaranteOeste no município a partir deste ano são positivas. “A SGC foi criada para incentivar os negócios e, sem dúvida, vai gerar resultados e fomentará o empreendedorismo não somente em nosso município como em toda sua área de atuação”.
GARANTEOESTE
Criada em 2014, a sociedade foi consolidada por meio da participação do SEBRAE com aporte de recursos e apoio técnico, além da participação de 18 Associações Empresariais do oeste, noroeste, extremo oeste e 10 cooperativas vinculadas ao SICOOB. A instituição analisa projetos e pedidos de financiamentos pleiteados pelos associados e emite cartas de crédito como uma garantia complementar nas operações realizadas junto ao sistema financeiro.