Sergio Mate participa de reunião do Movimento Pró-ponte




A convite da coordenação da comissão do Movimento pró-ponte, o diretor de relações internacionais da Facisc, Sergio Mate, que também é presidente da Acip (Associação Comercial e Industrial de Pinhalzinho), participou na manhã de sexta-feira, 02 de julho, de reunião com o coordenador do Movimento Pró-Ponte e outros membros da Facisc que integram a comissão que busca a construção de uma ponte entre Barra do Guarita/RS e Itapiranga, em Santa Catarina.
Mate também representou a Facisc na semana anterior em reunião com o ministro da Infraestrutura Tarcísio Gomes de Freitas em Chapecó, oportunidade em que fez a entrega de um documento em nome da Federação, contendo pleitos do grande Oeste, em especial um pedido para a construção da ponte.

Durante a reunião ele expôs as dificuldades e os passos que ainda precisarão ser dados para a conquista desta importante obra.
Na ocasião ele reforçou a necessidade do olhar associativo e coletivo da região e considerou fundamental a união e pressão à classe política para que de fato se avance neste propósito. Conforme ouviu do ministro, ele está aberto para agendar uma audiência para discutir o pleito, o que será articulado pelo próprio diretor, a pedido do Movimento.

Paralelo a isso, o diretor colocou-se a disposição para apoiar na busca de recursos e viabilização do projeto de revitalização da SC 163, seja via Conder, Ameosc ou pela iniciativa privada, considerando que para o Dnit assumir a federalização, a rodovia precisa estar em boas condições.

Por outro lado, o coordenador do Movimento, prefeito Rodrigo Tissott, confirmou a aprovação do Projeto de lei para a federalização da RS 163 no trecho gaúcho, que agora segue para sanção do governador e tramites internos para posterior repasse ao DNIT, o que ele considera uma grande vitória do Movimento e especialmente do empenho dos prefeitos e associações de munícipios da região gaúcha.
Integrante do movimento, a Facisc, representada pelo seu vice-presidente regional Maikel Frey, e pelo presidente da Assemit de Itapiranga, defendem o pleito e buscam seguir um plano de trabalho para a sensibilização das lideranças catarinenses pela revitalização imediata do trecho da SC 163 de São Miguel do Oeste a Itapiranga e que o pleito possa efetivamente avançar e trabalhar pela a elaboração do projeto para a ponte