Seminário orienta como investir em esporte por meio de leis de incentivo




“Investindo em um futuro vencedor”,  este foi o nome do seminário oferecido a empresários e contadores na Mita Eventos, em Garuva, na quarta-feira, dia 14. Com o objetivo de orientar como investir no esporte por meio de leis de incentivo, a realização foi uma iniciativa conjunta do Núcleo de Empresas Contábeis da ACIJ, da Associação Empresarial de Garuva (ACIG) e da Associação Desportiva Voleibol Garuva.
O evento foi híbrido, com convidados online e cerca de 40 participantes presenciais, que seguiram todos os protocolos de distanciamento, uso de máscara, utilização de álcool gel e ocupação de 30% do espaço, conforme determinações da Vigilância Sanitária local.
O presidente eleito da FACISC, Sérgio Rodrigues Alves, participou da abertura, de forma remota, destacando a importância do associativismo para capacitações do setor produtivo e para a realização de projetos comunitários, como o incentivo ao esporte.
O presidente da ACIG, Gesiel Eggea Menezes, falou da importância do evento para Garuva e para Santa Catarina, uma vez que orienta a manter na cidade e no Estado recursos do Imposto de Renda e ainda estimula realizações sociais. “Ficamos muito felizes em sediar este evento em nossa cidade”, afirmou Gesiel.
Na primeira apresentação, José Luiz Bello, da Evolution Projetos Incentivados, discorreu sobre os principais pontos sobre a Lei de Incentivo ao Esporte e seu mecanismo de aplicação.
Na sequência, o delegado da Receita Federal, Honorino José Gonçalves, falou sobre a Lei de Incentivo ao Esporte e a dedução no Imposto de Renda.
Representando o Núcleo de Empresas Contábeis da ACIJ, Andreia Effting explicou com exemplos práticos e técnicos como funciona o incentivo para as empresas do lucro real, como oficializar a doação e o patrocínio na contabilidade das empresas e qual o papel do contador no processo.
Finalizando o encontro, o presidente da Associação Desportiva Voleibol de Garuva, William Lara Machado, apresentou o projeto da entidade. “A Lei de Incentivo ao Esporte é o caminho para transformar nosso sonho em realidade, contribuindo com a formação de crianças e adolescentes para um futuro melhor”, afirmou.
“O esporte é fundamental no processo de formação dos nossos jovens, para que sejam bons cidadãos na vida adulta. É gratificante, como contadora e associativista, contribuir para fazer projetos sociais como este de Garuva se concretizarem”, concluiu Andreia Effting.
Esta é a segunda edição do evento idealizado pelo Núcleo de Empresas Contábeis da ACIJ, que prevê em seu planejamento estratégico a criação de parcerias com nucleados de entidades co-irmãs. Agora, a ideia é avançar no compartilhamento de orientações com empresários de outras regiões do Estado, por meio da FACISC.