Semana dos Núcleos mobilizará mais de 9 mil empresários em SC




Na próxima semana,  a partir de 10/8, empresários que participam de núcleos empresariais do Programa Empreender da Facisc terão uma série de atividades para promover negócios, capacitações e desenvolver setores de atuação em Santa Catarina com a Semana do Núcleos Empresariais. Até dia 14 de agosto, serão realizadas palestras, cursos e lives para mostrar a força do associativismo, promover integração e a troca de experiências.

Segundo o presidente da Facisc, Jonny Zulauf, apesar deste ano as atividades serem realizadas on line por conta da pandemia, as associações empresariais e os núcleos estão empenhados em disseminar a cultura do Empreender com o objetivo de fortalecer as micro e pequenas empresas. “Nós temos vários exemplos de empresas que conseguiram se fortalecer na crise por já fazerem parte de um grupo dinâmico e consolidado”.

É o caso do Núcleo da Mulher Empresária da Associação Empresarial de Palma Sola. A empresária Bianca Rampanelli, explica que as participantes do núcleo conseguiram buscar alternativas para continuarem suas atividades durante a quarentena. “Com ajuda do núcleo, foi contratado um profissional para criar páginas nas redes sociais para as empresas poderem vender pela internet, já que a maioria ainda não utilizava esta forma de venda”, explicou. O presidente explica que o Programa Empreender foi essencial neste momento, porque foi o apoio de muitos empresários. “O Empreender dá sustentação e oportunidades aos nucleados e faz a diferença principalmente neste momento de pandemia”.

Programação

O evento inicia na segunda-feira, 10/8, com a abertura oficial, que contará com a participação do presidente da FACISC Jonny Zulauf, o diretor superintendente do Sebrae-SC, Carlos Henrique Ramos Fonseca, o diretor técnico do Sebrae-SC, Luciano Pinheiro, gerente de Desenvolvimento do Sebrae-SC, Paulo Rocha, o superintendente Institucional da Facisc, Gilson Zimmermann, e o superintendente administrativo da Federação, Rodrigo Busana.

O painel de abertura será no dia 10 às 14h, com a live “Sustentabilidade como estratégia empresarial no “novo normal”. A sustentabilidade e responsabilidade social serão temas das falas do secretário executivo da Rede Brasil do Pacto Global, Carlo Pereira, e da presidente da Falconi Consultoria, Viviane Martins. O painel contará com a moderação Gilson Zimmermann e terá transmissão pelo canal da FACISC no Youtube.

No dia 11, a programação segue com outra live sobre o perfil do consultor de núcleos frente aos desafios atuais, com a experiência profissional em consultoria de Nilmar Paul do Sebrae-SC e da psicóloga e responsável pela Gestão de Pessoas da Facisc, Flávia Canfield.

O Programa Geração Empreendedora também vai ser tema da live do dia 12/8, e contará com a diretora do Conselho Estadual da Mulher Empresária (Ceme), Iara Raimar, do Jovem Empreendedor (Cejesc), Jessica Corso, a multiplicadora do Ceme, Eunice Faquetti Madeira, e do Cejesc, Gabriela Kelm. A coordenadora de projetos especiais, Adelita Adiers, e a analista de projetos, Caroline Rodrigues, ambas da Facisc, também participam do encontro. A transmissão será às 14h. O Geração Empreendedora é um programa da FACISC que busca despertar, estimular e orientar o desenvolvimento do espírito empreendedor e da cultura associativista nos estudantes de ensino médio. Também tem como objetivo cria uma geração consciente, proativa e capacitada para transformar o cenário socioeconômico. Em sua quinta edição, e com todos os desafios impostos, o Programa se reinventou e vai manter ativa a força da educação empreendedora e do associativismo catarinense .

No dia 13, a live contará com a participação dos conselhos estaduais: Ceni, Ceme, Cejesc, Nea e Cenisc. Os líderes dos conselhos falarão sobre a atuação dos núcleos empresariais e o desenvolvimento de estratégicas, e contarão com a moderação dos consultores que atuam diretamente com os grupos. Participam: Gabriel de Borba Neto, coordenador do Conselho Estadual dos Núcleos de Inovação (Ceni), Poliana de Oliveira, presidente do Conselho Estadual da Mulher Empresária (Ceme), Malek Dabbous, presidente do Conselho Estadual do Jovem Empreendedor de Santa Catarina (Cejesc), Anderson Marchi, coordenador do Núcleo Estadual de Automecânicas e Marisa Bussolo, coordenadora Planalto Serrano do Conselho Estadual dos Núcleos de Imobiliárias.

A sucessão familiar nos negócios será o tema do encontro do dia 14/8, às 16h. A live tem como convidados Carlos Velloso, coordenador Geral do Capítulo SC do IBGC – Instituto Brasileiro de Governança Corporativa, e Fabrício Albrecht, consultor e coordenador da Pós-Graduação em Liderança, e Relacionamento Interpessoal da Católica – SC, além do superintendente Institucional da Facisc, Gilson Zimmermann.

Semana dos Núcleos

A primeira edição (2018) envolveu 21 Associações Empresariais, 38 ações realizadas e mais de 582 participantes em todo estado. A segunda edição (2019) registrou mais de 65 depoimentos de empresários nucleados, 93 cases de boas práticas e 146 atividades empresariais que aconteceram em 52 cidades no estado.

Núcleos empresariais

Empresários locais que se reúnem num ambiente favorável ao crescimento, troca de ideias, facilitação de compras em grupo e discussão dos desafios e necessidades de seu setor para buscar soluções em conjunto. O objetivo deste ecossistema é contribuir para a quebra do isolamento da micro e pequena empresa, desenvolvendo negócios através de inciativas empreendedoras, com aumento da produtividade, a melhoria na gestão empresarial e o acesso a novos mercados.

Programa Empreender

Metodologia que estimula a competitividade empresarial através dos Núcleos. É praticado em SC há mais de 29 anos pela FACISC e tem apoiado mais de 9 mil empresas organizadas em mais de 500 núcleos empresariais.

Facisc – Hub Empresarial Catarinense

Maior sistema empresarial no estado, composto por mais de 34mil empresas integrantes do ecossistema da FACISC – Federação das Associações Empresariais de Santa Catarina e suas 148 Associações Empresariais distribuídas em todas as regiões do estado.