Compartilhe
Mais de 380 pessoas participaram das atividades da Semana dos Núcleos Empresariais promovidas pela Associação Comercial e Industrial de Chapecó (ACIC), na última semana. A organização foi dos 14 núcleos da entidade, que realizaram 14 atividades on-line e presenciais, entre palestras, capacitações e a apresentação de um novo grupo empresarial: o Núcleo das Cooperativas.
Para o advogado da Martinelli Advogados e integrante do Núcleo Multissetorial, Leonardo Ribeiro Silva, a semana foi produtiva. “As palestras foram revigorantes, devido ao conhecimento técnico e as habilidades saudosas dos palestrantes. A semana serviu para aprimorar conhecimentos, seja no tocante ao desenvolvimento profissional ou pessoal. Ainda, foi possível realizar network com os demais colegas da região e respirar negócios, pois é neste meio que a criatividade acontece, pessoas proliferam conhecimento e agregam oportunidades”, salientou.
O Núcleo de Tecnologia da Informação e Comunicação promoveu uma palestra sobre excelência no atendimento ao cliente. A sócia administradora da Inova, Sinara Perosa, avaliou que foi importante. “Mobilizamos boa parte dos nossos colaboradores para participar remotamente. O palestrante deu exemplos práticos da carreira dela, falou sobre as principais formas de entregar excelência ao cliente, como conquistar e manter os clientes. Foi uma aula de administração, de recursos humanos e de empreendedorismo”, expôs. Sinara realçou a relevância de participar dos núcleos e da ACIC. “Faz toda diferença para o crescimento das empresas. Quando temos oportunidade de participar de momentos em grupo, aprendemos e colocamos em prática assuntos novos e também aqueles que às vezes deixam a desejar no dia a dia. É muito válido todo esse trabalho que os núcleos têm feito com seus nucleados”, ponderou.
A diretora de Desenvolvimento de Núcleos Empresariais da ACIC, Cleunice Zanella, ressaltou que as ações promoveram integração e mostraram a força do associativismo. “Os assuntos foram atuais, os participantes discutiram problemas do setor e os nucleados compartilharam conhecimentos, contribuindo para melhorar a gestão e desenvolver as empresas e, consequentemente, o segmento”.
Cleunice observou que um dos destaques do evento foi a criação do Núcleo das Cooperativas. A apresentação do grupo empresarial aconteceu na ACIC, com a presença de representantes de cooperativas interessadas em integrar o núcleo. “A próxima etapa será a realização da primeira reunião efetiva. Todos serão convidados. Nesse encontro, será feito o planejamento estratégico das ações que o grupo desenvolverá para o próximo ano”. A sugestão para a criação do Núcleo das Cooperativas partiu de um dos associados da ACIC: Fernando Rebelatto, superintendente do Sicoob MáxiCrédito. “Senti que todos querem e estão em busca do mesmo objetivo que é disseminar a cultura do cooperativismo. Acho que todos têm muito a ganhar”, sublinhou Rebelatto.
De acordo com a coordenadora de núcleos da ACIC, Daniela Gonçalves da Rosa, cada núcleo pensou em ações para fomentar e incentivar as empresas, principalmente neste momento de pandemia, quando muitos ainda passam por dificuldades. “O evento foi muito enriquecedor. Os organizadores e participantes estão de parabéns pela dedicação. A ajuda de cada um contribuiu para o sucesso do evento em mais uma edição”.
A consultora do Programa Empreender na região oeste, Lenir Peres Pavan, reforçou a importância do associativismo para o desenvolvimento dos negócios. “Núcleo é grupo de confiança. Não estamos aqui para ser concorrência e, sim, para compartilhar informação. E isso acontece quando a gente cria confiança. Ao promover ações como a Semana dos Núcleos, não apenas as empresas se fortalecem, mas as pessoas também, como empreendedores, como gestores e como líderes”.
Se envolveram nas atividades os Núcleos de Academias, Assessorias e Consultorias, Automecânicas, Cooperativas, Centros de Formação de Condutores, Comércio Exterior e Logística Internacional, Escolas Particulares, Gestão pela Excelência, Gestores de Pessoas, Indústrias Gráficas, Jovens Empresários, Multissetorial, Sustentabilidade e Tecnologia da Informação e Comunicação.
A Semana dos Núcleos ocorreu em todo o Estado. A promoção foi da Federação das Associações Empresariais de Santa Catarina (Facisc), do HUB Empresarial Catarinense, em parceria com o Sebrae/SC e com apoio e participação das Associações Empresariais do Estado. O evento movimentou os empresários de diversos segmentos da economia, integrantes dos núcleos empresariais do Programa Empreender, ao compartilhar experiências e reconhecer as boas práticas promovidas pelo associativismo.
SOBRE OS NÚCLEOS
Atualmente, a ACIC possui 14 núcleos setoriais, multissetoriais e multitemáticos que envolvem mais de 300 empresas e 350 nucleados. Os núcleos são formados por empresários locais que se reúnem num ambiente favorável ao crescimento, troca de ideias, facilitação de compras em grupo e discussão dos desafios e necessidades de seu setor para buscar soluções em conjunto. O objetivo desse ecossistema é contribuir para a quebra do isolamento da micro e pequena empresa, desenvolvendo negócios através de inciativas empreendedoras, com aumento da produtividade, melhoria na gestão empresarial e acesso a novos mercados.