Semana do Profissional de Educação Física – Superação e dedicação para chegar às Olimpíadas




Você já parou para pensar em como é a vida de um atleta de alto rendimento e o quanto precisa treinar para chegar a uma competição olímpica? A trajetória do profissional de educação física e sócio-proprietário da Passo a Passo Assessoria Esportiva de Chapecó, Ademar Kammler, abriu a programação do último dia da Semana do Profissional de Educação Física, no sábado (4).

A promoção foi do Núcleo de Academias da Associação Comercial e Industrial de Chapecó (ACIC), em parceria do Conselho Regional de Educação Física de Santa Catarina (CREF/SC) e apoio do Núcleo de Academias da Associação Empresarial de Concórdia (ACIC), do Núcleo de Academias da Associação Empresarial de Xanxerê (ACIX) e da Facisc. A abertura foi feita pela coordenadora do Núcleo de Academias da ACIC Chapecó, Angélica Filippini, e a mediação foi do nucleado Vitor Goulart.

            A tarde de sábado também contou com palestra do professor e apresentador GFM Les Mills Evandro Siqueira, que explanou sobre “Fitness e pandemia, a reinvenção da atividade física”. Ele falou sobre a responsabilidade do profissional de educação física, como motivar os alunos para que permaneçam treinando e como acompanhar o mercado que está cada vez mais digitalizado.

            De acordo com Siqueira, ser organizado, técnico, líder, empático e impactante são as características de profissionais inspiradores. Para os estudantes, orientou que sejam interessados, busquem conhecimentos e busquem experiências profissionais. Para os empreendedores do setor, é fundamental estar em constante capacitação e também ser responsável pela evolução dos colaboradores, além de oferecer aos clientes experiências modificadoras.

            Estudos indicam que o que aconteceria no Brasil em oito anos, foi acelerado neste um ano e meio de pandemia. Neste mundo digital, as academias podem oferecer cursos online, lives, home office, APP de treinos, entrou outros. “É uma oportunidade para diversificar o negócio. O que precisa fazer é avaliar o propósito da empresa e onde se quer chegar”, sublinhou. Para Siqueira, o futuro do fitness já chegou. “A flexibilidade é fundamental e, embora os treinos ao vivo continuem sendo a experiência premium, oferecer soluções digitais agora é essencial. A jornada de fitness não está mais confinada a apenas um local físico. É um mundo onde os treinos não têm limites e onde os consumidores mandam”, finalizou.

            SEMANA DO PROFISSIONAL DE EDUCAÇÃO FÍSICA

            O evento marcou o Dia do Profissional de Educação Física (1º de setembro) e explanou sobre a profissão e a importância de manter uma vida saudável. Além das palestras de sábado, a programação contou, durante a semana, com apresentação institucional do CREF, com o segundo vice-presidente Conselho, Emerson Antônio Brancher, e palestra sobre “Atividade física, saúde e pandemia. Uma nova realidade”, com a endocrinologista Dra. Mari Cassol.

Angélica salientou que, com a pandemia, os debates sobre a importância da prática regular de atividade física e o fortalecimento do sistema imunológico ficaram ainda mais evidentes. “Trouxemos esses temas com objetivo de contribuir com os estudantes e com os profissionais de Educação Física. São assuntos atuais e relevantes que sempre discutimos entre os integrantes do Núcleo. Trabalhamos com vidas e precisamos atuar com muita responsabilidade para proporcionar experiências motivadoras e que deem resultados”, concluiu.