Compartilhe
Nesta quinta-feira, 25/5, o governador do Estado, Jorginho Mello, anunciou que o Aeroporto de Navegantes ganhará a tão esperada segunda pista. A conquista é importante para atender a demanda crescente de passageiros e de cargas. Segundo Rinaldo Araújo, vice-presidente Regional da Facisc para o Vale do Itajaí, a notícia chega com grande expectativa por parte do empresariado, especialmente para a Facisc que vem desde o início brigando para que isso se torne realidade. “Agora é um questão de alinhamentos e acertos e que logo dará tudo certo para termos a tão desejada segunda pista do Aeroporto de Navegantes”.
A CCR admite a necessidade da segunda pista e a manutenção do traçado original aprovado em 2013. “Este ponto podemos considerar uma grande vitória de toda a nossa luta. Para a construção, agora o processo depende de ajustes entre o Governo do Estado, Governo Federal e a CCR”, explica Rinaldo. “Vamos atuar agora para ajudar neste equilíbrio entre todos e poder seguir”.
Segundo o vice-presidente, o mais importante é que a segunda pista do Aeroporto de Navegantes foi reconhecida pela empresa CCR como viável, e que o estado tem movimento de carga área suficiente para este aparelho. “Temos a equação perfeita para resolver este problema”. A CCR vai manter o traçado inicial e começar com o 2.200 metros iniciais. Hoje a pista tem 1.700 metros. “Uma pista de 2.200 nos coloca em uma condição de operar cargas em Santa Catarina. Ficamos com essa condição garantida pelos próximos 100 anos. Não ficaremos com o aeroporto inutilizado. Passa a prevalecer os interesses do nosso estado”. Muitos de nós talvez não verão estes resultados mas as futuras gerações vão se beneficiar de todo este trabalho realizado hoje”, destaca Rinaldo.
A Facisc vem atuando de forma contundente para que a segunda pista vire realidade. A Federação impetrou Mandado de Segurança, mobilizou esforços junto aos poderes públicos do Município de Navegantes, do estado de Santa Catarina, do Governo Federal, deputados e senadores catarinenses. Também atua de forma colaborativa com a empresa CCR, detentora da concessão do Aeroporto. Além disso, se reuniu com o Ministro de Infraestrutura do governo Bolsonaro e do Governo Lula. Sempre em parceria com as associações empresariais de todo o estado e federações empresariais que entendem a importância da segunda pista para a economia catarinense.
“Uma obra que vai mexer com a economia de Navegantes e de toda a região. Recebi com muita alegria a notícia da empresa CCR, vamos atender o apelo das lideranças políticas, em especial do senador Esperidião Amin e da bancada catarinense em Brasília, todos que há tanto lutam por essa conquista e da população, que ganha um novo marco para o desenvolvimento”, disse o governador Jorginho Mello.