Compartilhe
Nesta segunda-feira, dia 8, a diretoria da Acib promoveu mais uma reunião online aberta aos associados. Desta vez, o convidado foi o secretário de Estado da Casa Civil, Amandio João da Silva Junior. Ele falou sobre como vem representando o Vale do Itajaí no Governo do Estado. O prefeito Mário Hildebrandt também participou da reunião e destacou a importância da autonomia dos municípios. “Precisamos ter condições de ter autonomia de fato e o secretário tem se compreendido a questão das Prefeituras tomarem as próprias decisões. Queremos ter essa liberdade jurídica de fazê-lo. O transporte coletivo certamente foi o primeiro passo”, afirmou o prefeito.
Amandio corroborou com a importância de maior proximidade entre o Governo do Estado e Blumenau e disse que seu papel é ampliar o diálogo. Entre os projetos para restabelecer a economia após a crise, citou a criação de um Fundo Garantidor que deve injetar R$ 1 bilhão na economia catarinense. “Esta proposição envolve Tribunal de Contas, Tribunal de Justiça, Assembleia Legislativa, Governo do Estado, Ministério Público e setor privado. Temos também várias ações do Sebrae, Facisc e Fiesc, que estão sendo englobadas para que o Governo as valide e aplique na sua totalidade esse projeto de retomada do crescimento econômico”, observou.
De acordo com o secretário, a crise está sendo bem administrada. “Santa Catarina foi o primeiro Estado a fazer isolamento social, e vai ser um dos primeiros a sair. Já estamos com perspectiva de retomada econômica. O processo foi bem acertado”, considerou. Amandio respondeu perguntas sobre o projeto Entra 21 e o Centro de Inovação de Blumenau. Segundo ele, ambos estão se encaminhando de uma forma postiva.
O presidente do Conselho Deliberativo da Acib, Carlos Tavares D’Amaral reforçou que o Vale do Itajaí tem uma representatividade pequena no Governo do Estado diante de sua importância para a economia. “A presença de Amandio, que entende nossos problemas, é uma porta aberta e certamente vai poder nos ajudar a dar encaminhamento aos pleitos. Temos que nos fazer mais presentes em Florianópolis para sermos ouvidos”, apontou. O presidente da diretoria da Acib, Avelino Lombardi, colocou a entidade à disposição do secretário.