Compartilhe
Representando o governador do estado, o secretário adjunto de desenvolvimento, Amandio João da Silva Junior, abriu nesta terça-feira (03/09) o 5o Fórum do DEL com a apresentação “SC um estado inovador”.
Ressaltando o perfil inovador catarinense, o secretário apresentou as boas práticas que vem sendo incorporadas na gestão da secretaria, como por exemplo, a agência de atração de investimentos que vem sendo criada para acelerar o incremento de novos negócios em SC. “Estamos vivendo uma transformação mercadológica impressionante e por isso precisamos investir na inovação, pois estamos nos tornando um centro de referência e o governo está investindo nisso”.
Segundo o secretário, a grande transformação da economia de SC é a inovação e já estamos no no mapa da inovação como o estado mais inovador do mundo. “Queremos entregar uma gestão pública eficiente moderna e acima de tudo que gere oportunidades e isso só será possível com um programa de desenvolvimento e é aí que entra o DEL como um facilitador para que isso aconteça nos municípios”, enfatizou Amândio.
No evento também foram homenageados os parceiros da Rede Colaborativa do DEL, uma plataforma de diálogo com vistas ao fortalecimento do ambiente empresarial, por meio da aprendizagem, interação e desenvolvimento coletivo de iniciativas e projetos voltados as empresas catarinenses e que tem papel fundamental no desenvolvimento do Programa. Os representantes do BFZ, Senac Rio Grande do Norte, Federadul, Badesc, Polícia Militar de Santa Catarina, Sebrae SC e Governo do Estado receberam a homenagem.
A Rede estruturada une instituições de fomento, pesquisa e desenvolvimento, centros de ciência e tecnologia da inovação, instituições de registro e de representação para promover ações interligadas, na busca pela dinamização das soluções e serviços de desenvolvimento e melhoria do ambiente empresarial.
O Fórum DEL
Prefeitos, empresários e lideranças estarão reunidos até quinta (5/9) no 5o Fórum DEL para discutir o desenvolvimento dos municípios.
Os participantes foram recepcionados no evento pelo diretor do programa na Facisc que ressaltou as origens Alemãs do DEL e também pelo presidente da Federação que enalteceu o papel do associativismo e do voluntariado para o sucesso do DEL nos municípios.
Promovido pela Federação das Associações Empresariais de SC, o evento prevê ainda painéis que abordarão os “Rios como o potenciais turísticos e urbanísticos”, turismo, alimentos e madeira; “Saneamento básico e sustentabilidade”, cases de sucesso em SC , no Rio Grande do Sul e Rio Grande do Norte.
O Programa Del
A metodologia implantada pela Facisc e as Associações empresariais das cidades onde existe o Programa, já contabiliza resultados positivos em 23 cidades de Santa Catarina, dois no Rio Grande do Sul, uma em São Paulo, dois no Rio Grande do Norte e outras em fase de implementação que poderão ser conhecidos no evento.
O DEL consiste no envolvimento representativo da comunidade. Entidades públicas e privadas, clubes de serviços, associações de classe, educação e meio ambiente, movimentos organizados, associações comerciais e poder público devem estar representados. E então, cria-se um Conselho com essa representatividade. O modelo surgiu na Alemanha, onde existem conselhos de desenvolvimento que pensam o município em longo prazo.
A Facisc adaptou o projeto para ser implantado nos municípios de Santa Catarina e o que caracteriza o processo do DEL é o protagonismo dos atores locais, na formulação de estratégias, na tomada de decisões econômicas e na sua implementação.
Confira AQUI fotos do evento.