Compartilhe
SC é destaque no III Fórum de Gestão Pública Faciap que aconteceu nesta quarta-feira, 21/8, em Curitiba. Protagonistas do painel que discutiu a gestão pública do futuro para resolver os problemas de hoje, o presidente da Facisc, Jonny Zulauf e o governador de Santa Catarina, Carlos Moisés, afirmaram a importância do setor produtivo e do poder público estarem abertos ao diálogo e a trabalhar juntos. “O protagonismo do empresariado é essencial para melhorar a gestão pública”, destacou Zulauf. O governador falou das dificuldades encontradas nos primeiros meses de gestão e apresentou dados do enxugamento da máquina pública, além de medidas tomadas para a redução de gastos. “Somente com transparência é que vamos conseguir uma Santa Catarina melhor”, alertou Moisés.
Além dos catarinenses, participaram do painel o governador do do Paraná, Carlos Massa Ratinho Junior, e o presidente da Faciap, Marcos Tadeu Barbosa.
O governador do Paraná explicou suas preocupações com uma administração do Estado que seja mais moderna, as inovações na gestão do dinheiro público para diminuir os gastos, e, principalmente, a mudança de mentalidade na forma de fazer política, com o objetivo de buscar os novos caminhos para o crescimento. “Nosso desafio é repensar a máquina pública para que ela passe a ser mais dinâmica.
Segundo o presidente da Faciap, Marco Tadeu Barbosa, o fórum acontece todos os anos para incentivar a participação dos empresários na construção de um Estado melhor. Desta vez, a intenção foi levar até eles o debate com os governantes a respeito de ações inovadoras que estão sendo praticadas na gestão pública. “Queremos estar envolvidos nos debates em torno do controle de despesas da máquina pública, da criação de projetos de investimentos, mas mais do que isso. Entendemos que hoje há novos caminhos para o crescimento, desenhados pela tecnologia e pela inovação”, diz ele.
Inovação
O mediador do painel foi o presidente da Celepar – Companhia de de Tecnologia da Informação e Comunicação, Alan Costa, que descreveu muito bem o que significa inovação na gestão pública: “é aquilo que gera benefício concreto ao cidadão”.