Saúde pauta reunião da diretoria da Acic Criciúma




A área da saúde foi o tema da reunião da diretoria da Associação Empresarial de Criciúma (Acic) na noite dessa segunda-feira, 2.

O diretor da entidade, Renan Grijó Búrigo, também consultor do Laboratório Búrigo, apresentou o cenário dos planos de saúde em Criciúma e região. Atualmente, 120 mil pessoas possuem plano de saúde no município de Criciúma.

Conforme Búrigo, a Unimed detém 80% desta fatia de mercado. A cooperativa, que atua na Região Carbonífera e Extremo Sul Catarinense, atende 25 municípios, contando com 449 médicos cooperados, 1,3 mil colaboradores, 26 laboratórios, um centro clínico em Araranguá, dois hospitais em Criciúma, e um terceiro sendo construído em Araranguá, com previsão de conclusão para o segundo semestre de 2023. Serão 40 leitos, com tecnologia de ponta.

“A Unimed Criciúma se divide em dois negócios, a operadora de saúde e os hospitais. O Hospital Unimed está passando este ano por uma auditoria e será um dos únicos hospitais de Santa Catarina e do Brasil com essa certificação. É uma certificação canadense, muito rigorosa e trará benefícios para os usuários. A certificação reflete em uma melhor qualidade dos serviços e processos”, destaca Búrigo.

De acordo com o diretor, quando avaliado o cenário brasileiro, o país encerrou 2021 com 49 milhões de pessoas com planos de saúde. A Unimed registrou 79 mil. “De abril de 2019 a dezembro de 2021, saltamos de 64 mil pessoas para 79 mil pessoas, um aumento significativo, acompanhando o cenário nacional”, pontua.

Búrigo ressalta ainda a importância da operação do Hospital São João Batista (HSJB)  para o atendimento à população. “O Hospital São João Batista tem a visão de ser um hospital inovador, referência no Sul do estado em serviços de cardiologia e neurologia, promovendo a assistência à saúde de forma humanizada e responsável”, aponta Búrigo. O HSJB passa por reformas para melhorar o atendimento ao público.

Ele reforça que a unidade hospitalar foi adquirida pela Unimed no ano passado, assim como a rede de laboratórios Búrigo. Com a aquisição da rede, a cooperativa se tornou o maior laboratório da Rede Unimed do Estado. Somente em abril foram 180 mil exames realizados na região.

Novos serviços

Novos serviços também estão entre os destaques da cooperativa de saúde. Recentemente, adquiriu uma ressonância magnética, implantou a Maternidade Luz e a UTI Neonatal, com seis leitos. “Estamos com o projeto em andamento para a abertura de uma UTI Infantil e também um núcleo de terapias integradas, que terá o intuito de fornecer cuidado exclusivo para crianças e adolescentes diagnosticadas com transtornos neurológicos”, destaca Búrigo.

Atendimentos em Criciúma

Criciúma também conta com os hospitais; Materno Infantil Santa Catarina, com uma UTI Neonatal; e o Hospital São José (HSJ), que registra em média 185.295 atendimentos anuais, dos quais 83,12% são pelo Sistema Único de Saúde (SUS). O HSJ conta com 330 médicos e 1.588 colaboradores.

Na rede municipal de saúde, são 48 unidades básicas, duas unidades de pronto atendimento, uma unidade 24 horas e 1,6 mil profissionais.

“Essas discussões promovidas pela Acic são importantes para perceber o que temos na região, os trabalhos que são realizados pelas empresas e organizações de saúde. Nossos empresários têm uma visão de crescimento muito forte, o que reflete no desenvolvimento socioeconômico de toda a região”, considera o presidente da Acic, Valcir José Zanette.