Compartilhe
O marketing corporativo contemporâneo é repleto de desafios e oportunidades, sendo necessário alinhar estratégias e estar em constante movimento para não acabar ultrapassado. Trazendo a visão de quem administra o marketing de uma das mais imponentes indústrias brasileiras, o gerente deste setor da WEG, Deisne Araújo, esteve na Associação Empresarial de São Bento do Sul (Acisbs) compartilhando experiência e carreira com os profissionais do Núcleo de Comunicação e Marketing (Nucom).
Para Deisne, a relevância do trabalho realizado por estes profissionais é fundamental para o sucesso das empresas. “Essa conversa teve como propósito falar do ambiente de marketing dentro das empresas, principalmente a importância das áreas de marketing para tornar ainda maiores e melhores essas organizações. O marketing tem que ser tratado como uma área estratégica”, explicou.
Para isso, o gestor explica que se faz necessário partir dos próprios profissionais uma atitude mais alinhada com a realidade do mercado. “É preciso que essas pessoas adquiram uma postura mais voltada para este trabalho estratégico e não simplesmente agir como um apoio para os demais setores. Então todo o papo aqui na Acisbs foi para apontar casos de sucesso que vão ao encontro desse pensamento crítico e prático”, enfatizou o convidado.
MARKETING NA INDÚSTRIA
Estes casos apresentados contaram muito sobre como a WEG atingiu a construção da marca relevante que ostenta hoje ao redor do mundo e, ainda, sobre como outros empreendimentos da indústria devem buscar se posicionar neste sentido. “A WEG enquanto uma indústria do segmento B2B [business to business], tinha como cultura o relacionamento, porém, não tinha uma cultura de comunicação forte. Após um trabalho dedicado e de esforço para humanizar a marca, mostrar que por trás de toda máquina existem pessoas, a gente colheu bons frutos”, disse Deisne.
NUCOM
O palestrante ainda enalteceu a importância de ser parte desse movimento de relacionamento criado nos núcleos empresariais, uma vez que é coordenador do Núcleo de Marketing da Associação Empresarial de Joinville (ACIJ). Para o coordenador do Núcleo de Comunicação e Marketing da Acisbs, Bruno Grossl, ações como essa apontam um caminho promissor para o setor, e mostram a importância de uma rede e a capacitação dos profissionais. “O evento é pioneiro na cidade e está alinhado aos propósitos do Nucom, de capacitar, aproximar e gerar network entre os profissionais do segmento na região. Estamos em constante transformação e nada melhor que o ambiente associativista para transformar os desafios em oportunidades”, concluiu.
Foto/divulgação: Intercâmbio entre núcleos foi de grande construção.