Santa Catarina: um polo de inovação que inspira o Brasil

FACISC
Santa Catarina: um polo de inovação que inspira o Brasil

Inovação

Bianca Backes

Autor Bianca Backes

Compartilhe

Neste Dia da Inovação (19 de outubro), Santa Catarina tem motivos de sobra  para celebrar. Mesmo sendo apenas o 10º estado em população, tem a 3ª maior concentração deste tipo de empreendimento do Brasil. O dado é da Associação Brasileira de Startups (Abstartups), analisados pela Federação das Associações Empresariais de Santa Catarina (FACISC).

De acordo com o presidente da Federação, Elson Otto, isso comprova que o ecossistema de inovação está cada vez mais consolidado em SC. “Vivemos em um dos estados mais inovadores do Brasil, e o associativismo tem um papel importante neste cenário”, acrescenta Otto.

O presidente do Conselho Estadual de Inovação, da FACISC, Eduardo Broering, concorda e afirma que o ambiente colaborativo entre setor produtivo, universidades, poder público e sociedade civil organizada colaboram para o desenvolvimento sustentável na área da inovação.

“Se olharmos para toda a economia catarinense, a inovação está presente nas mais diversas áreas. Inovação, em SC, faz parte da cultura empresarial”, avalia Broering.

Oito cidades catarinenses estão no ranking mundial de ecossistemas de startups – Florianópolis, Joinville, Blumenau, Rio do Sul, Criciúma, Itajaí, Chapecó e Lages, conforme dados da ESPM. SC também lidera nacionalmente em pedidos per capita de patentes de inovação – são 4 patentes para cada mil habitantes, o dobro da média brasileira, que é de 2.