Compartilhe
Santa Catarina e a Romênia têm uma vontade em comum: fazer negócios entre as empresas locais. Além disso, a forte cultura de formação de mão-de-obra romena serve de inspiração para Santa Catarina. Por conta disso, nesta segunda-feira, 29/5, a Federação das Associações Empresariais de Santa Catarina – FACISC, a Associação Comercial e Industrial de Iporã do Oeste – ACIIO, a Embaixada da Romênia no Brasil e o Consulado Honorário de Iporã do Oeste vão realizar o lançamento Missão Empresarial “Negócios Além das Fronteiras: Missão Empresarial para Romênia”. O evento vai acontecer Iporã do Oeste, cidade catarinense que sedia o Consulado Honorário da Romênia em Santa Catarina.
Segundo o diretor de Relações Internacionais da Facisc, Sérgio Matte, o lançamento da missão é o resultado de um relacionamento com a Romênia que nasceu há mais de um ano com o objetivo de ampliar fronteiras e abrir negócios entre empresas catarinenses e romenas. “Em junho do ano passado iniciamos a construção dessa agenda com uma reunião para que Santa Catarina e a Romênia conhecerem o que têm a oferecer para as empresas. Construímos uma agenda de trabalho para promover a geração de negócios, e culmina com essa missão para a Romênia.” O objetivo da missão é promover e fortalecer as relações comerciais entre as regiões, e será realizada entre os dias 16 e 24 de setembro de 2023.
O evento vai contar com a presença da embaixadora da Romênia, Mônica Mihaela Stirbu, o reitor da Universidade Transilvania de Brasov, Ion Abridan, do cônsul Honorário da Romênia no Estado de Santa Catarina e vice-
presidente da Câmara de Comércio e Indústria da Romênia Brasil e Moldávia, Edson Roberto Dreher.
Apresentação Cultural
Durante o evento, a cultura romena também terá destaque. A Universidade de Brașov, na Transilvânia Romênia, fará apresentação de um espetáculo de Dança e Música Romena. O grupo está em turnê no Brasil, com apresentações no Rio de Janeiro, Iporã do Oeste e Brasília.
TRADITIONAL FOLK MUSIC CONCERT
O espetáculo The Ensemble Virtuosos of the Transilvania University of Brasov, é alusivo a Diáspora Romena, ou seja, maio é o mês dos Romenos que vivem no exterior e aos 95 anos de relações Diplomáticas entre a Romênia e o Brasil.
Sobre a Romênia
A Romênia tem uma área de quase 238 km2, quase o tamanho de São Paulo, com 19,1 milhões de habitantes. Desde 2007 é membro da União Europeia. Em 2019, a Romênia assumiu a presidência da União Europeia. Só a capital Bucareste tem 3 milhões de habitantes. Em 2021 teve um crescimento de quase 6% . Investimentos estrangeiros diretos de quase 7,3 bilhões de euros. Isso mostra a confiança dos investidores estrangeiros na economia romena. É o terceiro menor salário mínimo da União Europeia. Para investidores estrangeiros isso é considerado um diferencial, pois se tem um gasto menor com mão de obra. Em relação à inflação, a previsão para este ano é em torno de 10% considerando que a Europa tem uma situação de guerra e isso afeta toda a economia do continente.
Investimentos estrangeiros foram 30% para a indústria. Outro destaque foi para indústria de informática e comunicação. A qualidade do ensino romeno é reconhecida mundialmente e é um dos motivos que atrai tantos investimentos estrangeiros. Investimentos fortes em pesquisa e desenvolvimento formando uma mão-de-obra altamente qualificada. Empresas como Renault, Ford e Porshe na área automotiva, Microsoft, IBM, Amazon, Siemens na área de TI e Comunicação, abriram seus centros de pesquisas na Romênia. A maioria concentradas em centros universitários. O Vale do Silício da Europa fica na Romênia.
Outro ponto importante é a questão tributária. O vice-presidente da Câmara de Comércio e Indústria da Romênia Brasil e Moldávia, Edson Roberto Dreher explica que não há taxação sobre o valor investido. Se tem um imposto único que chega a média máxima de 19%. “Não há cascata de imposto, não há bitributação nem tri tributação como no Brasil”, explicou Dreher . Investimentos em capital intelectual, construção de novos prédios e aquisição de novas máquinas têm subsídio do Governo.
Balança Comercial
A balança comercial está a favor do Brasil. A Romênia importa principalmente produtos agrícolas, cerca de 90% recursos minerais. As exportações da Romênia para o Brasil são de 85% de produtos manufaturados, 40% de peças de reparação automotivas, instrumentos de precisão, e produtos de da indústria química.