Rio do Sul sedia o 3º workshop FACISC/ Sebrae para coordenadores dos Núcleos da regional Alto Vale




Nessa quarta-feira, dia 13/10, aconteceu o terceiro workshop do Programa Empreender para a capacitação de coordenadores de núcleos empresariais, desenvolvido pela FACISC e o Sebrae.

O evento contou com a presença de mais de 40 pessoas, representando as associações empresariais de Rio do Sul, Agrolândia, Trombudo Central, Taió, Ituporanga e Presidente Getúlio.

Com o objetivo de desenvolver coordenadores e consultores dos núcleos das associações empresariais ligadas à FACISC nas cidades da regional, o workshop, que aconteceu durante todo o dia, foi iniciado com a exposição de Márcia Schmitt, consultora regional do Programa Empreender, acerca dos indicadores atuais dos núcleos no Alto Vale do Itajaí.

A abertura da programação também contou com a participação do presidente da ACIRS, Jean Pedroso e da gerente regional do Sebrae/SC, Ionita Lunelli.

Foram apresentados também, por Luciano Silva, coordenador regional do Programa Empreender, os resultados do Programa de Aceleração dos Núcleos (PAN), que alcançou o valor de R$ 2.000.000,00 investidos em 74 projetos, com 102 ações, envolvendo 906 empresas.

O workshop foi conduzido por Gilson Zimmermann, coordenador do evento pela FACISC, juntamente com Luciano Silva, gestor do Empreender pelo Sebrae, o Consultor Nilmar Paul, e técnicas do Sebrae.

Gilson falou sobre liderança e como essa característica é importante no processo de coordenação de um núcleo. Na sequência, o consultor do Sebrae, Nilmar Paul, desenvolveu uma dinâmica com os participantes para um levantamento dos principais problemas dos núcleos e suas possíveis soluções. Dois dos objetivos dessa dinâmica eram estimular uma abordagem ampla da atuação dos núcleos e promover a troca de experiências entre coordenadores de diferentes núcleos das diversas cidades.

Sobre o tema Liderança, Gilson S. Zimmermann, apresentou conteúdo específico a ser utilizado no dia a dia do coordenador de núcleo, e na sequência foram apresentados dois cases: – Dianara Junckes Schafer – Coordenadora do Núcleo da Mulher Empresária de Agrolândia e também diretora de núcleos na Associação Empresarial de Agrolândia; – Maicon Luiz – VP Regional alto Vale da FACISC.

Fernanda Luiza Becker, Analista do Sebrae, apresentou diversas ferramentas e possibilidades de negócios aos empresários nucleados, como GO TO Market, Programa ALI, SebraeTec, e o CAASE.

Na parte da tarde, Ionita Lunelli, gerente da Regional Vale do Sebrae, e Fernanda Becker, analista técnica da agência do Sebrae de Rio do Sul, detalharam os serviços disponibilizados pelo Sebrae aos micro e pequenos empreendedores e como tais serviços podem se conectar com os núcleos para auxiliar no desenvolvimento das empresas nucleadas.

Para finalizar o evento já pensando em 2022, Nilmar Paul desenvolveu várias atividades relacionadas ao planejamento dos núcleos. A discussão foi pautada em temas como definição clara de propósito, estabelecimento de objetivos e metas, organização e distribuição de tarefas, entre outros.