Compartilhe
CEO da Condor participou da reunião do núcleo
O Núcleo de Recursos Humanos da ACISBS recebeu em seu encontro do mês de agosto, o CEO da empresa Condor, Alexandre Wiggers, para um bate papo e troca de experiências empresarias com o tema “Competências e Habilidades exigidas aos profissionais de RH”.
O convidado iniciou contando a trajetória profissional dele na empresa. Segundo Alexandre, ele foi construindo a carreira dentro da empresa, onde recebeu diversos benefícios para estudar e se especializar, e por esse motivo conseguiu chegar no alto cargo onde se encontra hoje. Nesse processo, o RH sempre esteve presente e, apesar de nunca ter sido do setor, diz que vê a grande importância que esse setor possui nas empresas. “Quem lidera o RH tem que estar presente nas reuniões de diretoria e presidência, pois toda decisão por produtividade e lucro é relacionado as pessoas”, afirmou.
A coordenadora do núcleo, Daíse Ferrari, questionou se os profissionais de RH da região estão prontos para estar em uma posição estratégica. “Tudo que tem em empresas grandes de São Paulo, por exemplo, tem aqui, então você precisa estar aberto e buscar, se não está preparado é simples, basta se preparar”, disse Wiggers.
Wiggers afirmou que hoje se faz necessário o RH estar sempre se atualizando, realizando cursos de gestão e conhecendo a empresa como um todo, pois somente assim, o RH conseguirá atuar estrategicamente. Segundo ele, as lideranças do RH não podem ficar fechadas apenas no setor, “tem que sentar na mesa e acompanhar tudo do planejamento, até porque, quando você vai fazer uma promoção , tem que ter o parecer do RH pois tem coisas que a presidência não sabe mas o RH sabe”.
Finalizando com a pergunta central do tema, que habilidades são importantes no profissional de RH, Wigger disse que não há uma fórmula pronta, mas algumas habilidades se destacam, como a habilidade relacional, pra conseguir engajar os colaboradores com os objetivos da organização, e a principal habilidade, a abertura para o novo, no sentido de “trazer coisas novas e transmitir isso aos demais”.