Compartilhe
O Conselho de Núcleos da Associação Comercial, Industrial, Agronegócio e Serviços de Chapecó (ACIC) se reuniu, na última semana, na sede da entidade com a presença do diretor institucional e de feiras Fábio Luís Magro e do diretor de desenvolvimento econômico de Chapecó, Márcio da Paixão Rodrigues.
A diretora de desenvolvimento de núcleos empresariais, Cleunice Zanella, salientou que a presença de Márcio sinaliza a importância do diálogo entre o poder público e os empresários. “Essa aproximação visa facilitar a identificação e o atendimento das demandas da diretoria e também as necessidades do setor privado para a administração de Chapecó.”
O diretor de desenvolvimento econômico salientou que seu propósito é promover uma parceria sólida entre o poder público e o setor produtivo. “Desde que assumi a posição, uma das minhas primeiras ações foi conversar com o presidente Helon Rebelatto para expressar meu desejo de estreitar essa relação com o empresariado. Quero entender o que estamos fazendo, quais os planejamentos de cada setor e discutir a atual situação de Chapecó, como também, as perspectivas para o futuro”, frisou.
Márcio apontou os principais dados de desenvolvimento do município. “É impressionante ver como a cidade tem se destacado. Nos últimos 12 anos, Chapecó cresceu, em média, seis mil habitantes por ano, tornando-se o 19º município que mais cresceu no país entre as cidades com mais de 100 mil habitantes. Além disso, o Produto Interno Bruto (PIB) de Chapecó nos últimos sete anos cresceu cerca de 7% ao ano em termos nominais, e cerca de 2,8% a 2,9% em termos reais, após descontar a inflação.” O diretor municipal ainda destacou que o município tem uma das três maiores taxas de crescimento do estado, se comparado com as principais economias de Santa Catarina.
“O papel da ACIC é essencial nesse contexto, pois traz uma governança robusta para Chapecó. Um município com uma administração competente experimenta crescimento e desenvolvimento vigorosos, como o que vemos aqui. Em contraste, locais que carecem de entidades fortes como a associação, frequentemente enfrentam desafios para evoluir”, sublinhou Márcio.
INOVAÇÃO
A Feira Desbravalley também foi apresentada na reunião. O diretor Fabio Magro ressaltou o apoio da ACIC na feira que será de inovação, tecnologia, educação e negócios e acontecerá entre os dias 30 de outubro e 3 de novembro no Parque Valmor Ernesto Lunardi, no bairro Efapi de Chapecó. “O evento terá entrada gratuita, conectará pessoas, empresas e instituições que inovam na região. Teremos espaço de troca entre os empreendedores para encontrarem soluções para suas empresas. Serão dias de imersão para fortalecer nosso ecossistema.”
A reunião finalizou com uma dinâmica entre os nucleados. “Preparamos um espaço de intercâmbio de experiências entre os nossos líderes que compõem o Conselho de Núcleos. Discutimos e reforçamos a importância e o papel da gestão dos grupos no processo de desenvolvimento. A atividade teve como principal objetivo fortalecer o papel dos gestores na condução dos nossos núcleos,” concluiu a diretora Cleunice.