Reunião do Conselho de Núcleos fomenta o fortalecimento do associativismo

FACISC
Reunião do Conselho de Núcleos fomenta o fortalecimento do associativismo

Associações Empresariais

Comunicação ACI

Autor Comunicação ACI

Compartilhe

Para marcar o início das atividades dos Núcleos Empresariais em 2026, a Associação Comercial, Industrial, Agronegócio e Serviços de Chapecó (ACIC) reuniu, nessa terça-feira (10), o Conselho de Núcleos da entidade. O encontro contou com a presença do presidente Carlos Klaus e da vice-presidente de Núcleos Empresariais, Cleunice Zanella. Na ocasião, foram apresentados os nomes da diretoria da ACIC para o biênio 2026/2027 às novas coordenações de núcleos, que também permanecerão à frente das atividades pelos próximos dois anos.

Com o tema “Nem tudo que sustenta é visível”, a reunião salientou o papel estratégico do Conselho como estrutura que orienta, alinha e garante coerência às ações dos núcleos, a jornada de decisões de longo prazo e a união dos setores. O Conselho é composto por mais de 60 empresários que estão à frente da liderança dos núcleos — coordenadores, vice-coordenadores, secretários e tesoureiros.

Além de apresentar a diretoria executiva para o biênio, Klaus abordou as bandeiras da gestão como: infraestrutura rodoviária e ferroviária, aeroporto, situação da água, segurança, saúde, educação, simplificação tributária, reforma administrativa e liberdade econômica. Também foram enfatizados os pleitos que demandam mais atenção, como a duplicação da BR-282, a recuperação da SC-283, melhorias no aeroporto, a questão da Casan – Rio Uruguai e o avanço da ferrovia.

Uma novidade para esta gestão é a integração do associado Thiago Bruno Scussiato Merlo como diretor de Núcleos Empresariais que acompanhará o setor e colaborará com a vice-presidente Cleunice.

O presidente ainda realçou a missão dos núcleos na formação e no fortalecimento dos empresários, especialmente para novos associados. “O empresário que participa de um núcleo encontra pessoas com objetivos semelhantes, muitas vezes do mesmo ramo, e tem a oportunidade de trocar experiências. O Núcleo das Automecânicas, por exemplo, existe há mais de 26 anos. Eles trocam muitas experiências, embora no dia a dia sejam concorrentes. Isso é muito bonito de ver.”

Cleunice sublinhou a satisfação da entidade com as ações realizadas pelos núcleos. “Sempre que há mudança de gestão, temos o propósito claro de promover o desenvolvimento de quem assume. Estar à frente da gestão de um grupo de voluntários, como é o nosso caso, traz muitos desafios, mas o aprendizado é imenso. Portanto, é uma oportunidade e um privilégio estar com esse grupo. Tenho certeza de que será uma equipe que entregará excelentes resultados, tanto quanto as anteriores.”

SETOR E NÚMEROS

O Setor de Núcleos Empresariais é coordenado por Kemoli Carine Ogliari, responsável pela condução estratégica e pelo acompanhamento das atividades desenvolvidas pelos núcleos. A equipe também conta com as consultoras Amanda Ganassini, Juciele Wrublewski e Thais Tillmann, que atuam diretamente no suporte às coordenações.

Os números apresentados evidenciam a dimensão do trabalho dos Núcleos Empresariais. A ACIC conta atualmente com mais de 1.800 associados e 16 Núcleos Empresariais ativos que reunem 658 nucleados. Em 2025, foram realizadas 299 ações pelos núcleos, além de 158 reuniões oficiais e 64 reuniões extraoficiais.

Fonte: