Representantes da regional Sul debatem a retomada da implantação da Zona de Processamento de Exportação




Assunto antigo, a implantação da Zona de Processamento de Exportação foi tema de encontro entre representantes da região Sul nesta quinta-feira (02/09).

A pedido dos prefeitos da região da Amurel, o vice-presidente regional Sul, Pedro Kuzniecow, reuniu prefeitos e presidentes das Associações para debater o tema com o secretário de Desenvolvimento Econômico, Luciano Buligon.

Participaram do encontro o secretário da Fazenda de Garopaba, Vanio de Amorim, o diretor da Indústria da Associação Comercial de Garopaba, Fernando Viola Azevedo, o diretor Financeiro Associação Empresarial de Laguna, José Rosenio de Jesus, o secretário de Governo e Desenvolvimento de Laguna, Natanael  Wisintainer, o coordenador vinculado a Administração e Finanças de Imaruí, Arrison Richelly Berkenbrock, o prefeito de Imaruí, Patrick Correa e o presidente da Associação Comercial de Imaruí, Yuri de Seixas Kuzniecow.

Caracterizadas como áreas de livre comércio com o exterior, destinadas à instalação de empresas voltadas para a produção de bens a serem comercializados no exterior e consideradas zonas primárias para efeito de controle aduaneiro, agora as ZPE tem como alternativa  colocar os produtos também no mercado interno e não somente na área de ZPE, mas também em um raio de 30 quilômetros. “Ficamos todos muito animados com a possibilidade de cada município ter uma participação maior nesse projeto”, declarou Pedro Kuzniecow.

No encontro o secretário expôs o novo cenário aos representantes e manifestou o seu apoio para a mudança que promete favorecer muitas empresas da região.