Regional Norte planeja ações para 2021




A Federação das Associações Empresariais de Santa Catarina (Facisc) realizou nesta terça-feira, 17/11, Reunião Plenária Regional do Norte, em evento virtual. Na pauta do encontro, o planejamento da região para o próximo ano, além de outros temas. O vice-presidente Regional da Facisc, Alcidir Boaretto, presidentes e colaboradores das associações empresariais da região, o presidente da Facisc para a gestão 2021/2023, Sérgio Rodrigues Alves e diretores e corpo técnico da Federação participaram do evento.

As associações empresariais da região definiram alguns temas a serem trabalhados em 2021, entre eles, SC-108 trecho entre Guaramirim e Massaranduba, Centro de Cardiologia para o Hospital de Jaraguá do Sul, Recursos para a BR-280, projeto de transposição do Canal do Linguado, canal de acesso aquaviário da Baía da Babitonga como canal de acesso, projeto ferroviário da região, internet 5G, saneamento e quadruplicação da BR-101, SC-416 e SC-417. O vice-presidente da regional, Alcidir Boaretto, explicou que a reunião conta com assunto de interesses regionais. “As ACIs regional Norte e Planalto Norte se reuniram para convidar o ministro de estado da infraestrutura, Tarcísio Gomes de Freitas, para visitar a região. Foi feito ao ministro um ofício assinado pelos presidentes de associações e prefeitos dos municípios das regionais solicitando uma reunião para tratar demandas de infraestrutura específicas das regiões envolvidas”, explicou. Ainda ressaltou que é necessário esforço de todos para que a vinda do ministro se consolide.

O presidente da Associação Empresarial de Jaraguá do Sul (Acijs), Luis Hufenüssler Leigue, falou como a entidade conseguiu atuar em tempo de pandemia. No início da gestão, que teve 80% de renovação da diretoria, começou a pandemia. “Fizemos uma conexão das antigas diretorias e de novas pessoas visando a continuação da entidade”. A Acijs participou desde o começo da formação do comitê de atuação para enfrentamento da pandemia na cidade. “Coordenamos ações para doações, linhas de crédito, parceria com outras entidades, lançamento de campanha de conscientização para as empresas e incentivo ao comércio local. Além disso, a Acijs impulsionou os negócios com a conexão para venda de máscaras entre compradores e produtores, criação da plataforma Jaraguá para Negócios, flexibilização de mensalidades, compra de testes rápidos para Covid-19 e arrecadação de alimentos”. Leigue ainda falou sobre ações de capacitação e aproximação on line com os associados, atuação efetiva junto ao Governo do Estadual, ações sociais, entrega de pleitos para os candidatos às eleições, grupo de trabalho para obra de duplicação da BR-280, entre outros temas.
Os consultores da Facisc de Atuação Regional, Alberto Zeni, da área Comercial, Diego Scott e do Programa Empreender, Adriano Huebner, apresentaram ações realizadas na região.

A assessora jurídica da Associação Empresarial de Joinville (Acij), Juliana Silva, apresentou o plano de ação da entidade para implantação e cumprimento da Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD) que está em andamento desde fevereiro. A assessoria jurídica da entidade está à disposição dos associados para orientar e tirar dúvidas sobre o processo. “O objetivo da LGPD é proteger os direitos fundamentais de liberdade e de privacidade e o livre desenvolvimento da personalidade da pessoa natural”, destaca a assessora jurídica da ACIJ, Juliana Silva. Em vigor na desde o dia 18 de setembro, a LGPD garante mais proteção aos titulares dos dados. Empresas e órgãos públicos passam a ter maior responsabilidade em todo o processo de tratamento, que vai desde a coleta até o descarte de dados pessoais de clientes, funcionários e fornecedores.