Compartilhe
Criado para ser um fórum de discussão para o aumento da competitividade no setor de comércio exterior, o Comitê de Comércio Exterior e Relações Internacionais da Facisc teve na sexta-feira (14/2), na sede da entidade, a primeira reunião oficial.
O órgão foi formalizado dia 30 de janeiro de 2020 e tem entre os objetivos fortalecer os núcleos existentes, abrir novos e fomentar a participação em feiras e eventos do segmento. Também estão definidos como principais focos de atuação, o estímulo as relações diplomáticas com todos os países parceiros, a geração de negócios com a participação em feiras e missões, a emissão de Certificação de origem, a representatividade, a sinergia com outras federações em ações que estimulem a ampliação de negócios internacionais, a criação de um Prêmio destaque de internacionalização.
Sob a coordenação do diretor de comércio exterior, Ido José Steiner, o comitê é composto pelo presidente da Facisc, os diretores de comércio exterior, de relações internacionais, do Empreender, de infraestrutura e logística, de indústria, do comércio e coordenadores ou representantes dos Núcleos e membros da equipe interna da Facisc.
No encontro, que contou com a participação do diretor de relações internacionais da Facisc, Milvo Zancanaro, do diretor do Programa Empreender, Allan Edgard Kreutz e do diretor de jovens empresários, Antônio Carlos Guimarães Neto, e de representantes do Núcleo de Chapecó, foram discutidas e avaliadas algumas ações que serão iniciadas ainda em 2020.
“A razão principal da concepção do Comitê é criar uma estrutura atuante que permita à Facisc desenvolver ações ouvindo a base das empresas que atuam no comércio exterior e são representadas pelos núcleos, conectando com as diretorias que tem mais afinidade com o segmento”, destacou Ido Steiner.