Compartilhe
Solenidade, que teve a presença de lideranças políticas, militares, comunitárias e empresariais, aconteceu na manhã desta segunda-feira (03/12)
Colaboração: Luiz Carlos Gnoatto
A Associação Empresarial da Fronteira – Ascoagrin, realizou, na manhã desta segunda-feira, 3 de janeiro, a solenidade de posse de sua nova diretoria, que estará à frente da Associação no biênio 2022/2023.
Raquel Schwab, que presidiu a entidade no biênio 2020/2021, foi reeleita para mais um mandato (confira no final da matéria a nominata da nova diretoria).
PRESENÇAS
A solenidade foi prestigiada por associados e dezenas de lideranças políticas, empresariais, comunitárias, militares, de cooperativas de crédito, de clubes de serviço, empresários e convidados.
Entre elas, os prefeitos de Dionísio Cerqueira, Thyago Gnoatto Gonçalves; de Barracão (em exercício), Hercílio Vieira de Andrade; e de Bom Jesus do Sul, Hélio Surdi; Paulo Sérgio Bueno, presidente da Coordenadoria das Associações Empresariais do Sudoeste do Paraná – CACISPAR, que representou Fernando Moraes, presidente da Federação das Associações Empresariais do Paraná – FACIAP; Elson Otto, vice-presidente da Federação das Associações Empresariais de Santa Catarina – FACISC; Ernesto João Reck, vice-presidente da Confederação das Associações Comerciais e Empresariais do Brasil – CACB e membro do Conselho Superior da FACISC; Márcia Daniel Tonet, Consultora Institucional FACISC.
ASCOAGRIN
A Ascoagrin é uma entidade representativa do setor empresarial da trifronteira, constituída livremente pela união de empreendedores vanguardistas, em agosto de 1975.
Desde então, essa união, que aconteceu para a melhoria das condições do trabalho, de qualidade de vida, do grupo e da comunidade, tem percorrido uma trilha luminosa na história da fronteira, pois o associativismo é um instrumento vital para que uma comunidade saia do anonimato e passe a ter maior expressão social, política, ambiental e econômica.
É também por meio de uma Associação Empresarial que a comunidade se fortalece e tem grandes chances de alcançar os objetivos comuns.
A participação, a solidariedade, a cooperação em torno de objetivos comuns, têm sido fundamentais para assegurar melhores condições de trabalho para todo o empresariado de Dionísio Cerqueira, Barracão e Bom Jesus do Sul.
A Ascoagrin acredita que a prática do associativismo, mais do que uma forma de organização, é uma construção e uma conquista social.
PRONUNCIAMENTOS
O presidente da CACISPAR, Paulo Sérgio Bueno, destacou a representatividade e a presença efetiva da Ascoagrin, com liderança e dinamismo, atuando nas causas que norteiam o desenvolvimento local e regional.
O prefeito de Bom Jesus do Sul, Hélio Surdi, ressaltou o trabalho realizado pela Ascoagrin ao longo dos anos, sempre buscando parcerias produtivas com o setor público e com as instituições, fortalecendo o desenvolvimento e a economia da trifronteira.
O vice-presidente da CACB, Ernesto João Reck, enfatizou a força do associativismo e do voluntariado que norteiam a Ascoagrin, sempre parceira na promoção do desenvolvimento como um todo e no fortalecimento da economia e das empresas e entidades.
O vice-presidente da FACISC, Elson Otto, destacou a presença de lideranças na solenidade, o que comprova o grande trabalho da Ascoagrin, e afirmou ser preciso aprender com a força, o dinamismo e a sensibilidade da liderança feminina.
O prefeito de Dionísio Cerqueira, Thyago Gnoatto Gonçalves, salientou a postura de voluntariado dos diretores da Ascoagrin, dedicando parte de seu tempo às causas comunitárias e ao desenvolvimento local e regional, ressaltando que as parcerias com o setor público revertem em benefícios para a sociedade.
Thyago destacou que as grandes ações que aconteceram em benefício da trifronteira, tiveram a presença marcante da Ascoagrin, que representa com sucesso e liderança, o setor que gera empregos e riquezas.
PALAVRA DA PRESIDENTE
Raquel Schwab agradeceu a presença de todos, neste dia especial para si e para a Ascoagrin e fez um balanço de sua primeira gestão, profundamente marcada por todos os acontecimentos decorrentes da pandemia de covid 19, como isso afetou no dia a dia das empresas, das entidades e das pessoas, exigindo mudança de postura e de atuação, e a forma como a Ascoagrin atuou nesse período, enfrentando e vencendo desafios.
“Foi um período desafiador, muito importante para voltarmos os olhares para dentro de nossa casa e repensar algumas estratégias, mas também foi um período de inúmeras notícias positivas, como a nossa certificação de Selo Ouro pela FACIAP e, talvez, a maior conquista dos últimos tempos para a nossa fronteira, a privatização da Aduana de Cargas e a construção do novo Porto Seco, luta de muitos presidentes que passaram por esta entidade ao longo dos seus 46 anos”. (em breve, matéria com a avaliação completa da primeira gestão).
A presidente enfatizou que após este período intenso, aceitou novamente o desafio lançado pela diretoria da Associação, sendo reconduzida à presidência da Ascoagrin, para os anos de 2022 e 2023.
“Trata-se de um desafio que encaro com a disposição de trabalhar com dedicação transparência e seriedade. Para esta missão, contarei com o apoio da diretoria e conselheiros, voluntários, comprometidos não só com a Ascoagrin, mas também com o fortalecimento do associativismo e seus valores”, afirmou Raquel.
Ela enfatizou que a Ascoagrin continuará firme na sua missão e compromisso junto ao empresariado, de buscar alternativas para superação de desafios e encontrar novas oportunidades.
“Esta gestão fará todo o empenho para que a Ascoagrin fique, cada vez mais próxima do associado. Faremos um esforço em conjunto para que, cada vez mais, os associados participem de nossas reuniões de diretoria, e possam ter uma dimensão do esforço e responsabilidade desta entidade quanto ao aprimoramento de nossos empreendedores, bem como com o desenvolvimento sustentável de toda a comunidade da fronteira”.
Outra questão destacada pela presidente foi que a Ascoagrin continuará imbuída em manter a boa relação de convivência e parceria com o Poder Público de Dionísio Cerqueira, Barracão, e Bom Jesus do Sul, com o CIF, com as Federações Empresariais, FACISC e FACIAP, com a Coordenadoria CACISPAR, o Sebrae, as Cooperativas de Crédito da Fronteira, a Câmara de Comércio de Bernardo de Irigoyen, com o Comitê de Desenvolvimento Territorial La Frontera.
“E também, com qualquer outro grupo, empresa ou instituição que compartilhe de nosso objetivo de tornar nossa fronteira um ambiente cada vez mais favorável para os negócios e para o desenvolvimento econômico responsável e sustentável”.
Por fim, a presidente agradeceu a Deus, provedor da vida, e nosso sustentador.
“A Ele toda honra e glória, pois sem Ele nada somos”.
Também agradeceu imensamente a diretoria, que a acompanhou até este momento.
“Obrigada por terem enfrentado junto comigo a gestão desta entidade neste período tão adverso. Agradeço também aos colaboradores da Ascoagrin. Vocês são o nosso cartão de visitas, peças importantíssimas para que essa máquina funcione tão perfeitamente”.
“Agradeço imensamente a nova diretoria, aqueles que junto comigo reassumem o mandato através da reeleição, e aos novos diretores, que chegam para ajudar a direcionar os rumos desta entidade tão importante para a fronteira”.
“Agradeço ainda, profundamente, a minha família, pelo apoio permanente, sem o qual não teria sido possível estar aqui novamente. Obrigada ao meu amado esposo, Zé Luiz e aos meus filhos Henrique e Nicole. Vocês são o significado do amor incondicional”.
Finalizando, Raquel Schwab agradeceu a todos que contribuíram para a Ascoagrin atingir seus objetivos.
“Esperamos dirigir a Ascoagrin, nos anos de 2022 e 2023, com a participação de todos nossos funcionários e diretores, em uma gestão extremamente aberta e transparente. Obrigada aos presidentes e suas diretorias, que nos antecederam. Sabemos que, dentro de suas realidades e seus momentos, fizeram o possível e o melhor para a Ascoagrin. Sem a luta de vocês, não estaríamos hoje colhendo tão doces frutos. A nossa gestão tem seus objetivos, seus critérios e sua forma de trabalhar e vamos realizar esse trabalho sempre mantendo os conceitos que norteiam o associativismo.