Quatro mil crianças contempladas com a Campanha ‘Seja você o Papai Noel neste Natal’




 

Surpreendente. É assim que os organizadores da Campanha ‘Seja você o Papai Noel neste Natal’ definem a ação realizada no município. Inicialmente a expectativa era atender 3.000 crianças dos programas da Assistência Social, mas devido ao surpreendente envolvimento da comunidade, empresas e entidades, a Campanha contemplou 4.000 crianças. “Como recebemos uma doação muito grande, ampliamos a distribuição para crianças além dos cadastros. Ficamos felizes com a movimentação e com toda certeza fizemos a diferença neste Natal” contou o consultor da Acisbs, Joari Vepech.

A campanha de arrecadação teve início no dia 17 de novembro e foi coordenada pela Associação Empresarial (Acisbs), Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) e Prefeitura de São Bento do Sul. As doações foram organizadas na Acisbs e uma equipe com voluntários de diversas empresas e entidades separaram os brinquedos por faixa etária, empacotaram os presentes e organizaram a distribuição por bairros. A empresa Condor, além de contribuir na doação de brinquedos por meio do Grupo Voluntariado, fez a doação de 3 mil escovas de dentes e de creme dental para as crianças, incentivando a higiene bucal. Já a Tuper fez o repasse de 5 mil reais, o que possibilitou a compra de 500 brinquedos para a faixa etária de 8 a 11 anos, grupo que recebeu uma quantia menor de doações.

A voluntária e coordenadora do Grupo de Voluntariado da Condor, Liliane Fernandes Liebl, descreveu a oportunidade como gratificante. “Ver nos olhos das crianças a alegria e a magia do Natal foi sensacional. Nossos voluntários se sentiram realizados mesmo diante do contato restrito com as famílias devido à pandemia. Todos se envolveram e não mediram esforços em abraçar essa campanha tão importante em nossa cidade. Realizamos a entrega em um único dia para aproximadamente 300 crianças e ficamos exaustos, mas com o coração transbordando de esperança” contou. O grupo de voluntariado distribuiu os brinquedos nos bairros Brasília, Centro, Progresso e Rio Negro.

A ação contou com mais de 40 apoiadores, seja como ponto de coleta, parceiro de divulgação, campanhas internas, contribuições em dinheiro, realização de desafios e drive thru. “Sem a ajuda dessas empresas, entidades e clubes a campanha não teria alcançado tanto sucesso” comenta Joari. Os organizadores agradecem cada apoiador e parceiro pela dedicação desempenhada na ação, sendo eles: 89 FM, Jornal A Gazeta, ASBciclo (Akipedala e Brothers), Autos Antigos da Serra, Best Bike, Caloi Bike Center, Bike SBS, Civia Cooperativa de Crédito, Condor, PMSC – São Bento do Sul – 23 BPM, Corpo de Bombeiros Militar, Demarchi´s Bike, Academia Donna Fit, Pastoral Juvenil Marista da Escola São Bento, Erah Digital, Fetep, Fiesc, Germânia Supermercados, Hera Sul (Rio Negrinho), Igreja Presbiteriana, JCI, Loja Líder, Rotary, Lírio Propagandas, Movimento ODS Comitê SBS, Orthodontic, Paróquia Puríssimo Coração de Maria, Academia Sesi, Sicredi, Tuper, Udesc Planalto Norte, Unifique, Escola Vila Luz, Unimed, Quality Lavanderia, além dos Núcleos de Jovens Empreendedores, Núcleo de Automecânicas, Núcleo de Recursos Humanos e Núcleo de Responsabilidade Social da Acisbs.

Já as entregas dos brinquedos de casa em casa foram realizadas por um grupo de 17 entidades: Asbciclo, Corpo de Bombeiros, Antigos São Bento do Sul, Cachorros da Night Moto Boys, Válvula de Aço Moto Clube, Esquadrão de Cristo Moto Clube, Ralados no Asfalto Moto Clube, Cavaleiros Perdidos Moto Clube, Guerreiros do Trecho Moto Clube, Boinas Pretas Moto Clube, Polícia Militar, Autos Antigos da Serra, Rotary International do Distrito 4652 de São Bento do Sul, Pastoral Juvenil Marista, Condor, Travelum Turismo, Civia, Unimed e Guerreiros do Trecho Moto Amigos.

O voluntário Ezequiel de Souza Pereira conta que foi indescritível ver a alegria das crianças recebendo os brinquedos. “Participar de uma ação grandiosa, em um ano tão atípico, foi gratificante. Em cada entrega de brinquedo fomos recebidos com muita alegria e sorrisos” contou. Ezequiel, acompanhado de mais um voluntário da Asbciclo, Antônio Henrique Rocha, o Rochinha, distribuíram presentes na Estrada Dona Francisca, Estrada Pessegueiros e Rio Represo.

Fabiane Pickusch Costa
Jornalista Acisbs