Quando concorrer a um prêmio resulta em transformação

Noroeste
Quando concorrer a um prêmio resulta em transformação

Associações Empresariais

Bianca Backes

Autor Bianca Backes

Compartilhe

Da gestão à representatividade, entenda como o Prêmio InovA+, da FACISC, estimula avanços às associações empresariais

Reativada recentemente, em 2022, após ter ficado 18 anos fechada, a ACCINHO – Novo Horizonte, da Regional Noroeste da Federação das Associações Empresariais de Santa Catarina (FACISC) foi reconstruída praticamente do zero. Ainda assim, foi uma das grandes vencedoras, em 2024, do prêmio Prêmio InovA+, promovido anualmente pela Federação. E figura entre as finalistas novamente neste ano. Representantes da associação destacam que o prêmio não só reconheceu o trabalho da entidade. Ele guiou a reestruturação da ACCINHO do zero.

Segundo a executiva da associação, Lucimar Mattos Zilli, o diagnóstico do A+ foi decisivo para orientar avanços consistentes na gestão:

“O diagnóstico e a apresentação das evidências exigidas pelo InovA+ foram o impulso para transformar uma entidade que estava praticamente inativa em uma associação viva, organizada e reconhecida. A inovação na gestão mostrou que, mesmo com recursos limitados, é possível fazer diferente e fazer melhor.”

A partir das provocações do programa e do prêmio, a ACCINHO atualizou todo o estatuto, passou a enviar balancetes mensais aos associados, organizou melhor sua comunicação com apoio especializado, entre outras ações.

A diretora de Capacitação da FACISC, Poliana de Oliveira, ressalta que melhorias como esta consolidam o Prêmio InovA+, como uma das principais forças de transformação dentro do Sistema FACISC. Mais do que reconhecer as melhores práticas de gestão, o prêmio estimula mudanças contínuas nas associações empresariais.

Diagnóstico sensibilizou a diretoria – Movimento semelhante acontece na ACIC Caçador, que participa do prêmio há três anos. A cada edição, a associação implementa melhorias estruturais que surgem diretamente do processo do InovA+. Entre elas, a ampliação da representatividade e articulação com lideranças estaduais, que resultaram no fortalecimento institucional.

“A inscrição e o diagnóstico sensibilizaram a diretoria para investirmos em representatividade. Estamos longe da Capital e resolvemos trazer lideranças estaduais e regionais para eventos aqui na nossa cidade, para ouvir as nossas demandas e conhecer a nossa realidade. Do início do ano para cá, já estiveram nos nossos eventos secretários de Estado, o governador, o presidente da FACISC e outras autoridades”, explica a executiva Cristiane Brusco Schwartz.

Ela conta que “a entidade cresceu aos olhos das pessoas”, e que isso foi uma provocação do prêmio.

Vencedores serão conhecidos nesta sexta-feira

A edição 2025 do InovA+ teve suas finalistas divulgadas em novembro e os vencedores serão conhecidos no dia 5 de dezembro, durante o Celebra FACISC, em Florianópolis.

Criado a partir do Programa A+, o Prêmio InovA+ funciona como um grande guia da gestão associativista. Para participar, as associações precisam responder a 40 questões objetivas em oito áreas de gestão e na qual se apresentam boas práticas e indicadores a serem avaliados pela própria associação.

O prêmio impulsiona melhorias na governança, planejamento mais estruturado, gestão profissionalizada, inovação como hábito, transparência, participação dos associados e fortalecimento institucional.

“O prêmio incentiva a profissionalização e consolida boas práticas dentro das associações afiliadas”, avalia a diretora da FACISC.

Finalistas do Prêmio InovA+ 2025 – por porte e em ordem alfabética

Porte: Até 70 associados

Jupiá – Noroeste

Novo Horizonte – Noroeste

Vargeão – Oeste

Porte: 71 a 150 associados

Quilombo – Noroeste

Santa Helena e Tunápolis – Extremo Oeste

São João do Oeste – Extremo Oeste

Seara – Oeste

Urussanga – Extremo Sul

Porte: 151 a 300 associados

Agrolândia – Alto Vale

Forquilhinha – Extremo Sul

Gaspar – Vale do Itajaí

Orleans – Extremo Sul

Penha – Vale do Itajaí

Porte: 301 a 600 associados

Canoinhas – Planalto Norte

Fraiburgo – Meio Oeste

Guaramirim – Norte

Joaçaba – Meio Oeste

Mafra – Planalto Norte

Porte: 601 a 1000 associados

Caçador – Meio Oeste

Rio do Sul – Alto Vale

São Bento do Sul – Planalto Norte

São Miguel do Oeste – Extremo Oeste

Tubarão – Sul

Porte: acima de 1000 associados

Blumenau – Vale do Itajaí

Chapecó – Oeste

Florianópolis – Grande Florianópolis

Itajaí – Vale do Itajaí

Jaraguá do Sul – Norte