Compartilhe
Entre os fatores que podem ajudar a empresa a crescer como um todo está a internacionalização, na medida em que promove a melhoria de processos e serviços e abre a possibilidade de aumentar o faturamento, com a conquista de novos mercados. Mas, o ingresso no comércio exterior precisa ser feito de forma planejada e segura, mantendo a qualidade exigida dos produtos e a competitividade, bem como aproveitando os incentivos fiscais que são oferecidos.
No processo de entrada e sobrevivência no mercado externo, os empresários da região podem contar com ferramentas como o Peiex-Unesc, um programa de qualificação desenvolvido para preparar as empresas que pretendem investir na internacionalização e conta com o apoio da Associação Empresarial de Criciúma (Acic).
“É um projeto de extensão, no qual levamos o conhecimento sobre toda a prática exportadora às empresas. Trabalhamos com um material composto por nós, seguindo a metodologia da Apex Brasil, e a capacitação é dividida em cinco módulos: prospecção de mercado; logística e formação de preço; operações de comércio exterior; operações financeiras; e promoção comercial”, detalha o coordenador do Núcleo Operacional Criciúma, Julio Cesar Zilli.
Acic é parceira da iniciativa
Tendo entre suas bandeiras o incentivo à internacionalização, a Acic é parceira do Peiex-Unesc. “A Acic defende o apoio aos empresários em diversas frentes e reconhece a extrema relevância da qualificação para o sucesso das organizações. Por isso, mantém a parceria com o Peiex, um instrumento importante no desenvolvimento socioeconômico da nossa região”, avalia o presidente da entidade, Moacir Dagostin.
“A associação empresarial é uma grande apoiadora, faz parte do Comitê Consultivo (formado por entidades que representam a região), sediou o lançamento do programa e a primeira reunião do Comitê Consultivo”, descreve Zilli, para quem a parceria é “uma via de mão dupla”.
“A Acic tem ligação com grande parte da indústria da nossa região e pode nos ajudar na prospecção de empresas potenciais que poderemos atender. Por outro lado, o Peiex pode colaborar para que outras empresas se associem à Acic e utilizem todo o know-how de informação e conhecimento que a Associação tem. Além dos cursos e capacitações, a Acic também tem a emissão do Certificado de Origem para as empresas que exportam”, cita o coordenador do Núcleo do Peiex.
O Certificado de Origem é um atestado sobre a procedência do produto a ser exportado. Não é um documento obrigatório, mas seu uso garante benefícios fiscais na venda para países com os quais o Brasil mantém acordos comerciais, tornando o produto mais competitivo.
O interessado em obter o Certificado de Origem deve ir até a sede da Acic e solicitar a emissão. A comunidade em geral pode usufruir do serviço, mas associados da entidade contam com condições especiais.
Potencial exportador
O Peiex é uma iniciativa da Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil) para auxiliar as companhias do país com potencial exportador. A Apex entra com a metodologia e os recursos financeiros, enquanto a Unesc oferece a estrutura física e a operacionalização do programa na região Sul do Estado.
Além disso, há a participação dos empresários em oficinas de qualificação coletivas ou individuais. Todo esse processo de atendimento não tem qualquer custo financeiro aos empresários.
Núcleo Criciúma
Em pouco mais de um ano de atuação, o Núcleo do Peiex em Criciúma já atendeu 80 empresas, sendo que 35 já concluíram o processo. Dez delas já iniciaram suas exportações, para mais de dez países.
Como participar do Peiex
Os interessados em conhecer melhor as possibilidades oferecidas pela Apex-Brasil por meio do Núcleo na Unesc podem acessar mais informações pelo telefone (48) 3431-4516, pelo e-mail peiex.criciuma@unesc.net ou pelas redes sociais @Peiex.criciuma no Instagram ou Peiex Criciúma no Facebook.
Deize Felisberto
Assessoria de Imprensa da Acic