Compartilhe
Os projetos de melhorias para o Aeroporto Internacional de Navegantes – Ministro Victor Konder foram apresentados pelo superintendente da Infraero, Luciano Segura e pelo gerente de Negócios em Logística de Cargas, Jaison Rafael Mello, na noite de ontem, 31 de julho, na Associação Empresarial de Itajaí (ACII), para empresários, autoridades políticas, associados das entidades de Itajaí, Navegantes, Penha, Balneário Piçarras e Balneário Camboriú e para a comunidade.
Inicialmente, o superintendente disse que Navegantes tem um diferencial em comparação aos demais aeroportos do Brasil. “Digo isso com números: ano passado a média de decréscimo de passageiros no Brasil ficou entre 15% e 18%, enquanto Navegantes foi de 0,8%. Só perdemos esses passageiros pois São Pedro não ajudou muito. Mas mesmo assim movimentamos 1,5 milhões de passageiros e 3,5 mil toneladas de cargas”.
Complexo Logístico Multimodal Sul
Conforme Mello, os projetos de melhorias para o aeroporto são divididos em dois. O primeiro é o Complexo Logístico Multimodal Sul, que prevê a construção do muro patrimonial no entorno da área desapropriada. Também a construção de uma via de ligação interna entre o pátio de aeronaves e o Complexo Logístico. Construção de pátios, armazéns e demais facilidades para a operação multimodal em área de 100 mil m2 e migração da atual operação para o novo complexo. “Essa concessão será de 25 anos, com investimento de R$38 milhões e a área concedida será de 104 mil m²”, observou, ao dizer que esse edital deve ser lançado em duas semanas.
Inova Navegantes
Na sequência, Mello apresentou o Inova Navegantes que abrange o Edifício Garagem, que pretende ampliar de 346 para 1.000 vagas de estacionamento, agregando uma série de serviços ao usuário. Também a construção de um hotel, com capacidade para 100 leitos, com estacionamento próprio e espaço para convenções. Já no terminal de passageiros haverá melhorias tanto na área de embarque quanto de desembarque, com total reforma e revitalização dos espaços.
O superintendente salientou que serão obras que vão aumentar o aeroporto em 62%, num investimento estimado de R$241 milhões. “Certamente Navegantes e a região merecem esse investimento, pois estamos numa região com diversas vocações, temos turismo, negócios, esportes, lazer”, destacou, ao enfatizar ainda a importância do apoio das entidades e das forças políticas para que os projetos tenham andamento. Já que existe um impasse quanto a desapropriação das áreas do aeroporto.
O presidente da ACIN, Rinaldo Luiz de Araújo, salientou que o tema será levado para o encontro do Fórum Parlamentar, no próximo dia 21 de agosto. “Antes de tudo, é preciso resolver a situação das famílias que estão na área”, frisou.
Já o presidente da ACII, Eclésio da Silva, falou da importância das melhorias para o aeroporto, colocou a entidade à disposição para auxiliar no que for necessário e falou o quanto o transporte aéreo é fundamental para a cadeia logística. “Seria excelente para o Comércio Exterior a expansão em Navegantes. Hoje há uma demanda reprimida que utiliza Viracopos e Guarulhos. Tenho total convicção que dobraria a movimentação de cargas. Precisamos trabalhar juntos para que isso aconteça”.