Compartilhe
A sede da Associação Empresarial de Penha, Balneário Piçarras e Barra Velha (ACIPEN) foi o local da realização da Reunião Plenária Regional da FACISC no Vale do Itajaí, na noite desta terça-feira (29). Representantes das associações empresariais da região participaram do encontro, que foi coordenado pelo vice-presidente da FACISC do Vale, Rinaldo Araújo.
Na pauta do evento estiveram um balanço do Voz Única Municipal nas cidades da região, com planejamento de ações para os próximos passos, nos próximos meses, e a apresentação do Projeto De Mobilidade Integrada Sustentável (Promobis) da Região da Associação dos Municípios da Região da Foz do Rio Itajaí (AMFRI).
O consultor técnico da AMFRI João Demantova deu detalhes do mapeamento da mobilidade da região e do projeto que propõe integrar os 11 municípios da Foz do Rio Itajaí por meio de iniciativas inéditas como um sistema de transporte coletivo elétrico, um túnel submerso entre Itajaí e Navegantes e um plano de mobilidade ativa em Balneário Camboriú.
Para que se torne realidade, o projeto precisará de investimentos de todos os municípios da AMFRI e, nesta semana, o Governo de Santa Catarina assinou o protocolo de intenções para participar do projeto, se comprometendo com obras de infraestrutura necessárias à concretização do projeto. O plano obteve, em março, o sinal verde do Governo Federal e do Banco Mundial (Bird).
“A região tem 840 mil habitantes e 600 mil veículos, mas passa a ter 2 milhões de pessoas na alta temporada”, explicou o consultor técnico da AMFRI.