Compartilhe
Representantes da sociedade civil organizada estiveram reunidos na noite desta segunda-feira (28), na ACIT (Associação Empresarial de Tubarão), onde conheceram o DEL – Programa de Desenvolvimento Econômico Local da FACISC, que tem como objetivo alavancar o potencial sócio-econômico do município e da região.
A apresentação foi feita pelo consultor da FACISC (Federação das Associações Empresariais de SC), Osmar Vicentin. A Federação detém o Programa e já implantou com sucesso em vários municípios. Fraiburgo, Itá e Quilombo são alguns dos que já experimentam resultados significativos no desenvolvimento a partir do DEL. Ao todo são 16 municípios em implementação no Estado, 33 municípios em prospecção, envolvendo já cerca de 660 voluntários nos conselhos de desenvolvimento e câmaras técnicas. Na região Sul, além de Tubarão, Braço do Norte está também no processo de implementação.
Para o presidente da ACIT, Murilo Bortoluzzi, “esta é uma forma de estreitar o relacionamento entre os diversos agentes da sociedade, buscando a continuidade do processo com ações práticas pelo desenvolvimento”.
O programa incentiva o crescimento da cidade, incluindo a atração de novos investimentos, interagindo com o setor produtivo, diversificando a economia e possibilitando a sustentabilidade. O foco é instituir um modelo de gestão que contribua e garanta a continuidade dos projetos de interesse da comunidade, em prol do desenvolvimento econômico sustentável. Por ser totalmente apartidário, o processo conta com significativo apoio da FACISC, conduzido pela equipe de consultores da Federação, sendo uma iniciativa da ACIT, CDL (Câmara de Dirigentes Lojistas de Tubarão) e UNISUL (Universidade do Sul de Santa Catarina).