Programa de Desenvolvimento de Empreendedores forma primeira turma na Acislo




Dividido em quatro módulos e uma carga horária de 32 horas, o Programa de Desenvolvimento de Empreendedores (PDE) da Associação Empresarial e Cultural de São Lourenço do Oeste (Acislo) formou a primeira turma na última semana. Foram 20 alunos de diferente empresas e segmentos de atuação. Ao longo da formação, micro e pequenos empresários tiveram a oportunidade de desenvolver áreas como gestão financeira e comercial, marketing digital, gestão de custos e formação de preço.

Idealizado através de uma parceria com a Unochapecó, o programa visa dar condições e nivelar aos pequenos e médios empresários. “São questões que geralmente estão na alçada desses empresários, diferente de uma grande empresa que, na maioria das vezes, tem um departamento ou um profissional para tratar de cada área”, explica Greici Elli Salvador, responsável pelo setor de relacionamento com o associado da Acislo.

De acordo com Greici, a formação é trabalhada de forma que o empresário deixe o programa tendo uma visão analítica do seu negócio e com ferramentas para desenvolver as referidas áreas no dia a dia. “É importante que o empresário tenha conhecimento total do seu negócio. Assim, as tomadas de decisões serão mais assertivas”, garante.

Ementa da formação

Gestão Financeira – caixa versus lucro; fluxo de caixa versus demonstração de resultado; indicadores financeiros para a gestão; e administração do capital de giro.

Gestão Comercial – habilidades para liderança; captação de contatos; comportamento do consumidor; estratégias de vendas para diferentes canais, conforme segmento de produto ou serviço; relacionamento com o “novo” consumidor.

Marketing Digital – marketing digital e o mercado; tipos de consumidores digitais; as ferramentas de comunicação no marketing digital; estratégias de marketing digital; mídias sociais e suas estratégias de comunicação; tendências do marketing digital.

Gestão de Custos e Formação de Preços – classificação e comportamento dos custos; apuração e gestão da margem de contribuição; ponto de equilíbrio; formação de preços de venda; aspectos qualitativos e quantitativos.