Compartilhe
Empresas poderão ter acesso mais fácil ao crédito para investir, aumentar a produção e a prestação de serviços, e também para capital de giro
Balneário Camboriú e Camboriú, Navegantes e Itajaí são as quatro cidades que passam a ter uma oportunidade de acesso ao crédito da Federação das Associações Empresariais de Santa Catarina (Facisc), o Faciscred, nos próximos dias. Segundo o diretor de Soluções Empresariais da Federação, Ciro Cerutti, a iniciativa busca construir parcerias para oferecer soluções e oportunidades financeiras para viabilizar a abertura, perenidade e crescimento de negócios nos mais diversos setores representados pelo Sistema FACISC. As operações são realizadas por meio de um convênio com cooperativas de crédito parceiras. “O objetivo é ampliar oportunidades financeiras para micro, pequenas e médias empresas”.
O lançamento na Associação Empresarial de Balneário Camboriú e Camboriú (Acibalc) aconteceu ontem, terça-feira, 21/3. Já na Associação Empresarial de Navegantes (Acin) vai acontecer no dia 28/3 e no dia 4/4 na Associação Empresarial de Itajaí. Além disso, as associações empresariais de Timbó, Bombinhas, Itapema e Porto Belo, Indaial, Brusque, Blumenau, Tijucas, Penha, Canelinha, São José, Santo Amaro da Imperatriz e Garopaba também estão na expectativa de oferecer o acesso para mais de 8.800 empresas associadas nas respectivas cidades.
O programa Faciscred, é uma inovação da Facisc operada pelas associações empresariais filiadas. O intuito é atender, principalmente, demandas como linhas de crédito, mas tem projeção futura de ter outras soluções financeiras na carteira, como carta de garantia de crédito, adiantamento de recebíveis; tarifas bancárias; aplicações financeiras; máquinas de cartões; seguros; e estruturação de projetos. “Com mais de 50 anos de atuação e 37 mil empresas representadas no estado, inovamos e oferecemos uma solução como esta que certamente trará grandes benefícios para as empresas, mas acima disso, desenvolvimento econômico das cidades catarinenses”, destaca o presidente da Facisc, Sérgio Rodrigues Alves.
Faciscred
Lançado em maio de 2022 para ser mais uma alternativa de crédito acessível para empresas associadas, o Faciscred, soma mais de R$ 1,6 milhões de recursos liberados para micro e pequenas empresas em oito cidades do Oeste e do Extremo Oeste catarinense. Cerutti explica que além dessas, mais 30 estão fazendo acordos com parceiros locais para viabilizar esse crédito nas cidades e expandindo para outras regiões de Santa Catarina. “O que vem motivando a realização de operações com a nova linha é o custo mais acessível, prazo e carência diferenciados”.
A expectativa da Facisc é que a procura por essa linha cresça ainda mais até o final de 2023 devido às demandas empresariais e a alta dos juros para créditos em linhas convencionais. A necessidade é maior de capital de giro e em linhas de investimentos para aumentar a produção ou a prestação de serviços.