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Professores de Matemática das redes municipal e estadual da região passaram por uma formação com especialistas na disciplina nesta sexta-feira, 19, na Associação Empresarial de Criciúma (Acic).
A iniciativa é uma das ações do Prêmio Acic de Matemática – PAM, que neste ano chega em sua sétima edição. Dez municípios já aderiram ao Prêmio – o equivalente a 122 unidades escolares e 18.742 alunos. Demais municípios interessados terão até 26 de maio para fazer a adesão.
A formação, que reuniu mais de 130 professores, foi comandada pelos mestres em Matemática Carmem Suzane Comitre Gimenez e José Luiz Rosas Pinho, que integram a equipe responsável por elaborar e corrigir as provas da premiação, e teve como tema “Resolução de Problemas”. Ao todo, serão quatro encontros. Os próximos ocorrerão nos dias 2 e 16 de junho e 7 de julho. Os professores também receberão certificados pela participação.
“A formação é fundamental, porque os professores podem se atualizar com as estratégias que usamos para resolver os problemas, pois muitas vezes não usam em sala de aula e os livros didáticos também não trazem. Ter contato com isso é importante para passar para os alunos depois”, destaca o professor José Luiz Rosas Pinho.
“Passamos um conjunto de problemas para que os professores pensassem e depois discutíssemos. São problemas diferentes, que exigem criatividade para resolver, algumas estratégias”, acrescenta Pinho.
“Quando soubemos da possibilidade de fazermos a formação, ficamos bastante animados. Trabalhamos a resolução de problemas, não do ponto de vista metodológico e sim como uma caixa de ferramentas, uma das formas que podem ser usadas na sala de aula para abordagem”, completa a professora Carmem Suzane Comitre Gimenez.
Aprendizado aos professores
A professora de Matemática da Escola Municipal Arroio Rincão, do Balneário Rincão, Andrea Tcatch, foi uma das participantes da capacitação e ressaltou a importância da iniciativa da Acic. “Temos pouca formação na área de Matemática e este momento é de extrema importância. Foi um momento de muito aprendizado. Estamos com muita expectativa para este ano, com relação ao Prêmio Acic de Matemática. Já iniciamos o estímulo em sala de aula e os alunos estão ansiosos”, comenta.
“O Prêmio Acic de Matemática é um grande estimulador ao estudo da disciplina e também uma forma de reconhecimento aos alunos que se destacam. Já participamos em anos anteriores e estamos muito empolgados com a participação neste ano. Incentivamos muito os alunos a participarem de competições. Na escola, também desenvolvemos o Clube da Matemática. E a formação vem ao encontro de todo esse trabalho que desenvolvemos, como uma forma de aprofundarmos nosso conhecimento na disciplina”, observa a professora Gizele Paz Cipriano, da Escola Municipal Hercílio Amante, de Criciúma.
“A formação de professores é uma das ações do Prêmio Acic de Matemática, objetivando a valorização e reconhecimento dos profissionais da educação e a contribuição no aperfeiçoamento da práxis do professor”, reforça a coordenadora do Prêmio Acic de Matemática, Marlene Pires.
Bandeira da educação
A educação é uma das bandeiras da Acic e a diretora executiva da entidade, Maria Julita Volpato Gomes, enaltece o projeto da Matemática. “Os professores são os principais atores da qualificação da educação. Esse projeto recebe toda atenção e empenho da diretoria e do conselho da Acic, porque o segmento empresarial tem muita preocupação com a qualidade da educação das nossas crianças. Por isso que nasceu, em 2014, o Prêmio Acic de Matemática. Para a Acic, é motivo de muito orgulho fazer parte de um projeto que de fato modifica a condição do ensino”, pontua.