Compartilhe
O calor do associativismo foi mais forte que o frio que atingiu Curitibanos na noite desta quinta-feira (18/08). O Primeiro Encontro dos Núcleos da Associação Empresarial de Curitibanos (Acic) reuniu dezenas de nucleados para um momento de compartilhamento de informações, troca de conhecimento e experiências. O evento fez parte da Semana dos Núcleos Empresariais de SC. “Um momento muito rico e que valeu muito apena”, comemorou a consultora de núcleos da Acic, Carol Cruz, ao exaltar a grande participação dos integrantes dos oito núcleos que a entidade possui.
Nascida em 2018, a edição do ano passado da Semana Estadual teve 143 atividades, em 45 cidades, atingindo mais de 12 mil participantes.
“A semana acontece no estado todo. Aqui em nossa regional, a qual Curitibanos faz parte, são várias atividades, temos uma média de quatro ações por dia acontecendo somente nos onze municípios da meio oeste”, festejou a consultora de núcleos da regional, Eliane Lopes.
O grande momento do encontro foi o Painel “Cultura Associativista”, que contou com a participação do presidente da Facisc, Sérgio Rodrigues Alves, do consultor especialista em entidades empresariais, Osmar Vicentin e do consultor alemão especialista em associativismo e cooperativismo, Andreas Dohle.
Para o presidente da Facisc, o associativismo é uma forma de manter as pessoas unidas, de compartilhar sonhos e de realizar os desafios da vida. “A vida é feita de desafios e quando estamos unidos, com o associativismo na retaguarda, seguramente conseguimos êxito. A mensagem que eu deixo é justamente essa, vamos ficar unidos, desenvolver em forma conjunta, sendo parceiros para grandes desafios. Esta atividade (os núcleos) é importantíssima para o desenvolvimento do empreendedorismo de todas as pessoas”, destacou Alves.
O grande propósito do encontro foi enaltecer a importância que os nucleados possuem, para a associação e principalmente, o impacto nos próprios empresários. Para Osmar Vicentin, os núcleos numa associação empresarial são como as crianças da casa. É a alegria, a vida, é a razão do existir, especialmente quando são acolhidos os empreendedores que estão iniciando a caminhada, pois ao participar de um núcleo ele tem um percentual muito grande de ter ampliado o tempo de longevidade da empresa. “Os problemas sempre têm uma solução e essa solução talvez não esteja dentro da minha capacidade de resolver sozinho e o núcleo pode ajudar em 70% das vezes. Se o núcleo não resolve, temos a associação, a federação, uma confederação e temos parceiros internacionais, ou seja, quando se esta num núcleo, você tem por consequência um ambiente favorável para resolução de problemas. Não existe problema inédito. Talvez é inédito para você que não ainda não encontrou o caminho e o caminho é o núcleo”, finalizou o consultor.
Presidente da Acic, Renato Westphal festejou a oportunidade de retomar eventos desta magnitude e destacou a importância dos núcleos para a entidade. “Eles dão sustentação ao nosso trabalho. Tenho certeza que todos que participaram deste encontro saíram fortalecidos, com uma bagagem há mais e pensando no associativismo e no bem coletivo de nossa cidade”, comentou.
Os oito núcleos que fazem parte da Acic são: Automecânicas; Gestão de Pessoas; Apicultores; Cooperativas; Gastronomia; Jovem Empreendedor; Mulher Empresária e Contadores.