Compartilhe
Despertar, estimular e orientar. Estes são os objetivos em vista do Programada Geração Empreendedora. Nesta semana seis projetos de estudantes escolas E.E.B. Marechal Bormann, E.E.B. Lara Ribas, E.E.B. Nelson Horostecki, Senai e Adventista foram avaliados, na Cantina Cesec. O grupo que irá representar Chapecó na etapa estatual do programa.
O Núcleo de Jovens Empresários da Associação Comercial e Industrial de Chapecó (ACIC) executou pela primeira vez em Chapecó. A iniciativa é da Federação das Associações Empresariais de Chapecó (FACISC), com apoio dos núcleos integrantes do Conselho Estadual da Mulher Empresária de Santa Catarina (CEME) e Conselho Estadual de Jovens Empreendedores de Santa Catarina (CEJESC). Dois nucleados foram capacitados para desenvolverem o projeto com 31 adolescentes do segundo ano do ensino médio. O enfoque do programa é o desenvolvimento do espírito empreendedor e da cultura associativista nos estudantes de ensino médio, criando uma geração consciente, pró-ativa e capacitada para transformar o cenário socioeconômico.
A empresária Bruna Ciello, uma das tutoras do programa, comentou que foram cinco encontros com os alunos para explicar o projeto, desenvolver ideias, instigar o sonho do empreendedorismo e o funcionamento de uma empresa. “Nós trabalhamos com eles ideias que fossem viáveis ao mercado para eles entenderem como de fato uma empresa acontece”, relatou a empresária.
Os grupos realizaram o pitch de três minutos de apresentação das empresas criadas durante o programa. Quatro empresários chapecoenses, também membros do núcleo, formaram a banca de avaliação e questionavam os jovens após as apresentações podendo perceber o quanto cada equipe pôde compreender do projeto. Criatividade, inovação, sustentabilidade e organização foram alguns dos pontos que a banca pôde avaliar.
Os projetos variaram entre meias produzidas de fibra de bambu que evitam o mal odor, marmitas saudáveis que ajudam o corpo a manter a energia para produzir bem durante a jornada de trabalho, coleira localizadora de pet feita de material ecológico, mochila com placa solar e o projeto vencedor foi um portal de mentoria para estudantes. Os escolhidos, além de representarem Chapecó na etapa estadual, receberam um cheque no valor de R$ 1.500,00 patrocinado pelo Sicoob MaxiCrédito.
O participante da escola Marechal Bormann, Henry Fernandes, de 17 anos, afirmou que se sentiu incentivado com o programa. Ele faz parte de um dos estudantes da equipe que recebeu a premiação. “Fui inspirado a ser independente, ter o meu dinheiro e ter uma empresa. Meu pai é empreendedor e com o programa isso me instigou ainda mais”, declarou.
A inclusão também ensinou os jovens. Entre os participantes estava um estudante com deficiência que sonha em ser policial. E como parte do Programa Geração Empreendedora, o jovem recebeu “Um dia de policial” na Polícia Militar Ambiental de Chapecó. “Este passo assegura que todos, independentemente de suas características pessoais, possam garantir e sejam inspirados a um futuro brilhante, empreendedor e inovador”, afirmou Bruna.
Com mais de oito edições realizadas no estado de Santa Catarina, o Programada Geração Empreendedora já teve a participação de mais de 2.300 jovens, com a média de 140 voluntários por edição e, neste ano, conta com 45 cidades participantes. Os convidados para prestigiar o momento foram pais e diretoria das escolas. Após o retorno da etapa estadual será realizada a formatura.