Primeira atividade oficial do Polo Tecnológico de Curitibanos é realizada com sucesso




O primeiro evento oficial do Pólo Tecnológico Araucária de Curitibanos foi considerado um grande sucesso. Realizado nos dias 14 e 15 de setembro no Mercado Público Municipal Atecir Guidi, o Seminário Regional de Empreendedorismo e Inovação recebeu universitários, estudantes, empresários e a comunidade em geral que acompanharam uma programação com palestrantes experientes e cinco cases de empresas inovadoras da região.

O principal objetivo do evento foi incentivar a cultura de inovação e empreendedorismo, instigando as pessoas a refletirem sobre ideias que possam suavizar problemas do cotidiano para gerar novos empreendimentos ou melhoria de processos, mostrando caminhos que os levem a serem implementados.

Um dos palestrantes foi o mentor do polo INOVALE Severino de Déa. Em sua fala ele comentou sobre as possibilidades de captação de recursos para que uma simples ideia possa se transformar em uma possibilidade de negócio. “O Polo é um excelente passo para que essa estruturação aconteça. Quando você organiza as entidades e consegue instituir um órgão para que faça essa gestão, as informações são centralizadas em um ambiente que cria uma capilaridade muito maior, é um ponto de referência. O Polo Tecnológico que vocês estão consolidando aqui é extremamente importante para todo o processo de geração de um ecossistema”, comentou Severino.

Além de proporcionar importantes informações sobre empreendedorismo e inovação o Seminário também teve por objetivo preparar a comunidade para o início das atividades do Polo Tecnológico. Segundo o presidente do órgão Jeison Francisco de Medeiros, os participantes tiveram a oportunidade de conhecer casos de sucesso que nasceram em ambientes como o que está se instalando em Curitibanos. “Conseguimos trabalhar conceitos importantes dentro do ecossistema de inovação e tecnologia. Acredito que este start vai impactar já de inicio o lançamento do próprio Polo. É um local que vai modificar o nosso jeito de pensar empreendedorismo, todos poderemos participar com ideais novas. Vamos poder tirá-las do papel e colocá-las em prática, e não só isso, o próprio setor empresarial poderá utilizar deste espaço para aprimorar e implementar os negócios já existentes”, comentou Medeiros.

Presidente da Associação Empresarial de Curitibanos (Acic) Renato Westphal, considerou o momento histórico para Curitibanos. Para ele a união de todos os setores e o prestigio que o Seminário teve mostra que o trabalho que está sendo iniciado no sentido de orientar as pessoas que querem empreender no município está no caminho certo. “Estamos muito contentes com o inicio muito promissor do nosso Polo Tecnológico. Depois de 1 ano e 4 meses trabalhando assiduamente com voluntários, conseguimos apresentar o começo deste resultado com o Seminário. Vivemos um momento histórico, acredito que esta situação não tem mais volta. A cada dia vamos buscar novos conhecimentos e novas parcerias, como vem acontecendo com o Polo Tecnológico de Joaçaba (Inovale) e o Orion Parque de Lages. Assim vamos proporcionando informações que levem conhecimento e novas oportunidades a população de Curitibanos”, pontuou Renato.

O Polo Tecnológico deve ter sua estrutura física inaugurada até o final deste ano, com inicio do trabalho de incubação em 2023.

*Foto: Renata Westphal – Jornal ASemana