Compartilhe
A Reunião Plenária Regional Norte realizada nesta terça-feira, 5/4, na sede da Aciag em Guaramirim, foi palco do início do debate para definição das bandeiras e pleitos da região que vão compor o Projeto Voz Única da Facisc. Líderes das associações empresariais discutiram os temas prioritários para o Norte Catarinense. A definição das bandeiras e pleitos dentro de infraestrutura, política e gestão pública, ambiental, rural, tributária, trabalhista, educação e inovação, saúde, segurança, setorial e segmentos. Os próximos passos serão o levantamento das demandas nas cidades, definição dos pleitos regionais e validação em conjunto dos pleitos. Alguns itens como energia elétrica, rodovias que cortam a região, ferrovia foram levantados pelos presidentes das ACIs.
Sérgio Rodrigues Alves, presidente da Facisc, disse que este ano é extremamente importante pois se tem a oportunidade de apresentar novamente as demandas da classe empresarial. “Desta vez vamos dar um formato diferente. Na primeira quinzena de agosto teremos compiladas essas demandas em uma cartilha e vamos apresentar aos candidatos. Depois das eleições faremos o acompanhamento desses pleitos”. A ideia é que o Voz Única sirva de referência para auxiliar os políticos onde podem direcionar esforços. Segundo o presidente o perfil do eleitor mudou e cabe a cada diretor do Sistema despertar este espírito de responsabilidade neste processo.
O Voz Única é uma contribuição da Facisc e das 149 associações para a sociedade catarinense. Há 16 anos são compiladas as necessidades de Santa Catarina pela ótica do setor produtivo e publicadas em um documento. Também é um meio de acompanhamento das demandas e traça um raio-x do que o estado precisa. Além disso, o Programa está alinhado com a agenda 2030 e os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável.
Na última edição, os pleitos da Regional Norte no Voz Única eram: acelerar término da duplicação da BR-280, quadruplicação da BR-101, manutenção e duplicação das rodovias estaduais da região, transposição dos trilhos ferroviários e a questão tributária.
O vice-presidente Regional, Alcidir Boareto, destacou a importância de elencar os pleitos que fazem a diferença para o desenvolvimento socioeconômico do Norte. “Além dos pleitos locais, temos que destacar as bandeiras para termos uma única voz em prol da nossa região”.
ACIAG
Adilson Demathe, presidente da Associação Empresarial de Guaramirim apresentou a estrutura e ações da entidade. Ele explicou sobre a oferta de capacitação para formação de pessoas desempregadas que é realizado pela associação em parceria com a Prefeitura e com outras entidades. Outro ponto destacado foi o Programa de Gestão e Vivência Empresarial.