Presidente eleito da Facisc visita Acisbs




Por ocasião da realização da mesa redonda do Voz Única Municipal, na terça-feira, 10, a Associação Empresarial (Acisbs) recebeu a visita do presidente eleito da Federação das Associações Empresariais de Santa Catarina (Facisc), para a gestão 2021/2023, Sérgio Rodrigues Alves. Ele foi recepcionado pelo presidente da entidade, Júlio César Teixeira.
Alves contou que sua gestão contará com cinco alicerces de proposta de trabalho. A primeira, a representatividade, ele conta que sempre muito bem desenvolvida pelo presidente Jonny Zulauf, mas que pretende fortalecer o relacionamento a nível federal e municipal. “As demandas locais são muitas e a Facisc pode fazer esse apoio de suporte nas demandas locais” destaca.
A parte da integração, segundo ele, é fundamental para apoiar os pequenos e médios associados. “O grande até se resolve, mas o pequeno requer uma atenção especial da associação e da federação. E nós queremos melhorar essa integração” relata. O presidente eleito conta que esse trabalho será feito, principalmente, pelas duas vice-presidências. “Uma será encaminhada para o Oeste do Estado, onde tem grande concentração de pequenas associações e a outra para o Sul, região de Criciúma. O pilar da integração ficará a cargo do representante no Oeste e de gestão para o vice de Criciúma, pela proximidade com Florianópolis. Queremos fazer de forma bastante ativa e forte” pondera.
O terceiro item da proposta são as capacitações. O empresário cita que é uma parte muito importante, pois a Facisc pretende levar uma profissionalização para as associações e que há diversas formas de promover a ação. “Hoje quando há mudança de presidência na Associação, o presidente que assume muitas vezes não conhece a federação, então queremos um alinhamento entre os objetivos da Facisc e das associações” comenta.
O quarto item enumerado por ele é da inovação. “Vivemos um momento diferente em consequência da pandemia e tivemos que nos reinventar. A facilidade da tecnologia tem nos proporcionado um dinamismo diferente e nós precisamos aproveitar as novas tecnologias e criar uma formar de inovar no que já temos feito”.
O último item trazido pelo presidente é a parte de produtos e soluções empresariais. “Hoje já existe bastante soluções disponibilizadas para as associações, mas nós queremos aumentar com soluções que tragam maior valor agregado para as entidades, que justifique o porquê de ser associado. Porque eu faço parte de uma federação, de uma associação. Estamos em estudo com vários projetos e à medida que for validado começamos a divulgar” descreve.
Para o presidente eleito será uma nova fase da Facisc que ano que vem completa 50 anos. Atualmente são 148 associações filiadas em 220 municípios catarinense, quase 90% de cobertura. “Hoje são 34.448 associados. Se a gente extrapolar e fazer um exercício de amplitude de associados, vamos falar de um universo de quase 2 milhões de pessoas” destaca. Ele relembra ainda, que o associativismo está há muitos anos no seu sangue, já foi presidente na Associação de Joinville, que segundo ele, foi de grande ensinamento. “Fui presidente de várias empresas, presidente da Celesc, secretário de estado da fazenda e atuei como presidente da Câmara de Assuntos Tributários da Fiesc” conta.
Facisc – é o maior sistema empresarial voluntário do Estado pela sua capilaridade de atuação e pela diversidade de setores que representa através do associativismo, como por exemplo, a indústria, o comércio, a prestação de serviços, o agronegócio, os profissionais liberais, o turismo e diversos outros. Mais informações em www.facisc.org.br.

Fabiane Pickusch Costa
Jornalista Acisbs
(47) 99255.4358
fabiane@acisbs.org.br