Uma iniciativa do governo chinês possibilitou a viagem do presidente do CEJESC, Antônio Carlos Guimarães, à China para participar do programa Puente al Futuro, uma formação de jovens líderes da América Latina. Os chineses buscam parcerias para investir no Brasil, nas mais diversas áreas como tecnologia, produção de alimentos e educação. O retorno de Guimarães à Santa Catarina está previsto para sexta-feira, dia 27 de julho.O objetivo do programa é apresentar o processo de desenvolvimento da China, estreitar os laços entre os países e, principalmente, apresentar a Nova Rota da Seda. “Isso nos cria uma série de oportunidades para investimentos chineses no Brasil, que é exatamente o que eles estão buscando. Precisamos discutir mais este tema na nossa rede para buscarmos forma de sermos atuantes na viabilização destes investimentos o Brasil”, disse Antônio Guimarães.
De acordo com o presidente do CEJESC, a China busca parcerias para investir em tecnologia, infraestrutura, produção de alimentos, indústrias e educação no Brasil. “Ainda existem alguns bloqueios. O principal é exatamente a incerteza com relação a planejamentos de médio e longo prazo que geram uma série de incertezas aos investidores.
Além do CEJESC, Antônio Carlos Guimarães representa a Confederação Nacional de Jovens Empresários (CONAJE). O retorno ao Brasil está previsto para sexta-feira, dia 27 de julho.
Essa não é a primeira vez que um membro do Conselho Estadual de Jovens Empreendedores é selecionado para visitar a China, de graça. Em 2017, uma comitiva com dez pessoas de Santa Catarina permaneceu quase um mês, conhecendo o país e seus negócios.