Compartilhe
Encontro aconteceu na manhã de quarta-feira, 12 de julho
Reunido com lideranças empresariais e políticas, na sede da Acibr – Associação Empresarial de Brusque, na manhã de quarta-feira, 12 de julho, o presidente da Celesc, Cleverson Siewert mostrou indicadores, explanou sobre as atividades que vêm sendo realizadas pela estatal, e divulgou as ações e investimentos programados.
Dentre as informações apresentadas, Cleverson detalhou o cronograma de obras da terceira subestação da Celesc em Brusque. “Nos próximos dois anos, devemos investir cerca de R$ 14 milhões em melhorias nos municípios de Brusque, Botuverá e Guabiruba, sendo que a principal obra será a Subestação 3, que está sendo planejada desde 2012 e que terá o custo de R$ 11 milhões. Conseguimos concluir a compra do terreno no final do ano passado e no início do segundo semestre, vamos assinar um financiamento com o BID (Banco Interamericano de Desenvolvimento) em Washington, que vai financiar 60% das nossas obras nos próximos cinco anos. Em setembro deve ser lançada a licitação, e acredito que em janeiro inicie a obra com expectativa de ser concluída em até oito meses. Nosso cronograma prevê que até outubro de 2018 estejamos com a subestação inaugurada, o que representará um benefício importante para a comunidade local”, declarou o presidente da Celesc.
Acompanhamento
Para o vice-presidente da Acibr, Edemar Fischer, a notícia vem num ótimo momento. “Estamos engajados nessa luta pela subestação desde 2013, e agora, quatro anos depois, começamos a colher os frutos. Naquela época, Brusque estava usando 98% de sua capacidade de energia elétrica e então, a Celesc investiu para conseguirmos um ganho de 35%. Hoje, Brusque já alcança 93%, o que demonstra como a cidade cresceu neste período. O consumo continua aumentando e a necessidade da subestação é urgente. Vamos cobrar do presidente Cleverson daqui para a frente o cumprimento desse cronograma. Precisamos dessa obra pronta até 2018”, frisou Fischer.
O presidente do CEAB – Clube de Engenharia, Arquitetura e Agronomia de Brusque, Carlos Henrique Beuting, também participou da reunião e manifestou o interesse da entidade, em acompanhar as etapas da obra. “Vimos acompanhando essa questão da energia desde o início, e estamos à disposição para fiscalizar a execução da obra e também fazer um trabalho de conscientização em torno do uso consciente de energia, e também, dos prejuízos que o furto de energia representa para a cidade”, propôs Beuting.
Participaram ainda do encontro, o diretor executivo da ADR, Evaldo Ristow Filho, o prefeito de Brusque, Jonas Paegle, o vice-prefeito Ari Vechi, o prefeito em exercício de Botuverá, Alcir Merízio, o diretor da Faculdade São Luiz, Pe. Claudio Piontkewicz, além de empresários e servidores da Celesc.
Por Ana Roberta Venturellli
Crédito das fotos: Ana Roberta Venturelli
Legenda: Lideranças empresariais e políticas estiveram reunidas com o presidente da Celesc Cleverson Siewert, na sede da Associação Empresarial de Brusque