Compartilhe
Nessa segunda-feira, 26 de junho, o presidente da Associação Empresarial de Lages, Carlos Eduardo de Liz, e a presidente do Banco da Família e da ABCRED, Isabel Baggio, estiveram reunidos com o presidente da Agência de Fomento do Estado de Santa Catarina – Badesc, Ari Rabaiolli. Na reunião foram discutidas alternativas para o fortalecimento do microcrédito e das microfinanças no estado.
O Badesc é um dos principais parceiros estratégicos das instituições de microcrédito de Santa Catarina e são essas as responsáveis por efetuar os empréstimos a pequenos negócios, formais e informais. Segundo Rabaiolli, a intenção é investir cada vez mais nos microempreendedores que fazem a economia local girar. “Auxiliando os pequenos negócios permitimos maior competitividade dos produtos e serviços por eles ofertados”, falou.
Segundo levantamento da ABCRED realizado com 29 instituições associadas, em 2022 o segmento emprestou R$ 890,3 milhões, sendo 85% para microcrédito produtivo, e mais de 154 mil operações realizadas. O Sul é a região com a maior carteira ativa 70,2% e concentra 54,4% do valor emprestado.
O Banco da Família, que atua na região Sul, é uma das principais instituições de microfinanças focada não apenas no desenvolvimento do empreendedorismo, mas também na melhoria da qualidade de vida, desenvolvimento e transformação social. Somente em 2022, o banco emprestou pouco mais de R$ 150 milhões.