Compartilhe
Marlon Sassi apresentou aos senadores e deputados federais as principais demandas da região
O presidente da Associação Empresarial de Brusque, Guabiruba e Botuverá (ACIBr), Marlon Sassi, participou na última sexta-feira, 3 de maio, do Fórum Parlamentar Catarinense, realizado na sede da Associação dos Municípios do Vale Europeu (Amve), em Blumenau.
Coordenado pelo deputado federal Valdir Cobalchini, o evento contou com a presença dos senadores catarinenses Esperidião Amin, Ivete da Silveira e Jorge Seif, além dos deputados federais Daniela Reinehr, Zé Trovão, Ana Paula Lima, do secretário de Estado de Infraestrutura, Jerry Comper e de prefeitos da região, incluindo o de Botuverá, Alcir Merizio.
O presidente da ACIBr participou do evento com o objetivo de levar ao conhecimento dos parlamentares os principais pleitos da região de Brusque, como o trevo de acesso da rodovia Antônio Heil com a BR-101.
“Sabemos que o governador já está colocando a obra do trevo em edital, mas fiz questão de lembrar o transtorno que a falta dessa obra causa a nossa região. Apresentei números da FIESC e do Sindicato dos Transportes, que mostram que hoje sem o trevo adequado, os fretes da região são onerados em cerca de 30%, por isso, achei importante levar essa questão à discussão com nossos representantes”.
Outro ponto discutido pelo presidente da ACIBr com os parlamentares foi a construção da Barragem de Botuverá. “Levei essa demanda e pedi que a nossa barragem seja executada. É uma barragem que hoje já está pronta para efetivação, com todas as licenças e projetos finalizados. Inclusive já foi lançado edital e depois retirado por questões de valores. Mostrei a importância dessa estrutura para a prevenção de cheias, que tem um valor extremamente baixo comparado com os benefícios que vai trazer a toda região”.
O pedido de credenciamento do Hospital Azambuja para cirurgias e tratamentos oncológicos pelo Sistema Único de Saúde (SUS) também foi abordado pelo presidente da ACIBr com os parlamentares catarinenses, assim como o pedido de readequação do valor limite do imposto Simples Federal, congelado em R$ 4,8 milhões desde 2006.
“Foi um dia muito proveitoso, tive uma conversa franca com o senador Esperidião Amin, com o deputado Valdir Cobalchini, com a deputada Daniela Reinehr e também com a Ana Paula Lima, deputada e representante do governo federal, que pediu para que eu mandasse todos os detalhes sobre as questões, principalmente do Simples, para que ela possa trabalhar em Brasília e ajudar”.
Novas discussões
Na próxima semana, dia 13 de maio, a reunião de diretoria da ACIBr deverá contar com a presença do secretário de Estado da Defesa Civil, Fabiano de Souza, que virá a Brusque para atualizar as informações sobre a barragem de Botuverá e discutir quais ações estão sendo feitas para mitigar os efeitos das cheias na região.
Por fim, no dia 27 de maio, a ACIBr promove o tradicional Almoço de Ideias, que terá como palestrante o secretário de Estado da Indústria, Comércio e Serviços, Silvio Dreveck, para falar sobre os incentivos fiscais do governo para as empresas. “Tentamos criar um ambiente de negócios na nossa região e, para isso, temos que ter segurança, temos que ter investimentos e, sem dúvida, infraestrutura. Assim seguimos e tentamos fazer com que mais empresários se juntem a nós para que nossos pleitos sejam escutados”.