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Mostrar às empresas da região os caminhos e as potencialidades do comércio internacional foi a pauta da Associação Empresarial de Criciúma (Acic) na manhã dessa quarta-feira. A presidente da Câmara de Comércio Exterior da Federação das Indústrias do Estado de Santa Catarina (Fiesc), Maria Teresa Bustamante, conduziu o evento, que faz parte de um movimento encabeçado pela Acic, Fiesc e Prefeitura Municipal de Criciúma para sensibilizar as empresas da região à contratarem tradings locais.
“A motivação é um dos primeiros passos para que as empresas comecem a pensar na internacionalização. Um exemplo dessa motivação acontece quando ocorre uma queda acentuada nas vendas do mercado interno, o que temos vivenciado nos últimos anos no país. Essa situação faz com que o empresário passe a pensar que a saída é vender para o mercado externo. Entretanto, é importante que ele pense na exportação e na importação, percorra os dois caminhos da internacionalização”, orienta. Conforme a especialista, com a internacionalização os empresários conseguem visualizar que a solução precisa ser em ter um mix de fornecedores para atuar nos dois caminhos, conquistando mercado e reduzindo custos.
Ao planejar a entrada no mercado internacional, uma série de fatores e variáveis precisam estar bem claras às empresas. “Quando se começa a trabalhar com a área da internacionalização é preciso ter claro que se trata de uma área de risco. É um mundo que não se conhece e as variáveis precisam ser identificadas de forma clara”, coloca Maria Teresa.
A especialista orienta ainda aos empresários um olhar atento a pauta de produtos. De acordo com ela, o paradigma de que o produto bem-sucedido no mercado interno será o mesmo para o externo precisa ser quebrado. “A empresa precisará investir e realizar algumas mudanças na sua pauta de produção”, esclarece.
Outra recomendação da presidente de Comércio Exterior da Fiesc é a inserção de uma cultura internacional dentro das empresas. “ A ausência de uma cultura de internacionalização é uma das variáveis mais fortes e impeditivas para que às empresas sejam bem-sucedidas”, completa.
Movimento para fomentar as tradings da região
O evento promovido nessa quarta-feira foi o primeiro de uma série de ações que a Acic, Fiesc e Prefeitura Municipal de Criciúma pretendem realizar com o propósito de colocar na pauta o mercado internacional e estimular as empresas da região a contratarem as tradings regionais, aumentando a arrecadação de tributos locais.
“Possuímos na nossa cidade oito tradings que trabalham com inúmeros clientes e que possuem toda a capacidade de atender as empresas locais em suas transações internacionais. Achamos muito importante que venhamos a dar força a essas empresas especializadas”, reforça o presidente da Acic, César Smielevski.
O presidente da Regional Sul da Fiesc, Diomício Vidal, também reforçou a importância dessa ação. “Somos parceiros porque acreditamos na potencialidade da nossa região, que possui a maior diversificação industrial do Estado. No último ano, nossa exportação atingiu mais de US$ 5 bilhões de dólares somente com sete empresas exportadoras. Por isso, temos uma grande responsabilidade em fomentar a exportação na região”, destaca.