Polo da Acic em Morro da Fumaça busca fortalecer o setor produtivo




A Associação Empresarial de Criciúma (Acic) oficializou a abertura do polo da entidade em Morro da Fumaça, na noite dessa segunda-feira, 7. O encontro, restrito a convidados, reuniu autoridades e empresários locais, no auditório do Samae.

“Queremos construir uma parceria com Morro da Fumaça, com as empresas, tornando mais acessíveis e próximas todas as soluções da Acic, e buscando contribuir e unir forças nas ações e pautas que promovam o desenvolvimento socioeconômico da cidade. O objetivo é plantar uma semente para uma futura associação empresarial no município”, destaca o presidente da Acic, Moacir Dagostin.

O prefeito de Morro da Fumaça, Agenor Coral, salienta que os trabalhos da Administração Pública têm focado no desenvolvimento econômico. “O direcionamento do nosso segundo mandato é justamente o desenvolvimento econômico do município. Em 2019, fomos o terceiro município em crescimento da região carbonífera. A cidade está pronta para se desenvolver economicamente e nos próximos quatro meses teremos a primeira área industrial disponível para algumas empresas”, ressalta Coral.

“Nosso foco é o desenvolvimento econômico, com a atração de novas empresas e ser parceiro das que já estão instaladas. Para ser empresário hoje, no país, é necessário muita coragem e o Poder Público precisa valorizar isso por meio de parcerias. E diante desse contexto, a Acic chega num momento oportuno para incentivar e ajudar a dar mais opções para o nosso empresário no dia a dia dos seus negócios. Agradecemos a Acic por todo esse interesse e estamos com as portas abertas”, acrescenta o vice-prefeito de Morro da Fumaça, Eduardo Sartor Guollo.

Importância do associativismo

O diretor da Acic, Renan Grijó Búrigo, diretor do Laboratório Búrigo, abordou ainda junto aos empresários a importância do associativismo para o desenvolvimento empresarial. “Além de capacitações e soluções, Morro da Fumaça tem muito a ganhar com a chegada da Acic, justamente pela promoção do associativismo. Quando falamos em uma associação empresarial, quando falamos de Acic, há um envolvimento de união. Unimos os empresários em uma visão comunitária, que poderá reivindicar ações e pautas junto ao Poder Público”, pontua Búrigo.

O empresário Glauber Recco também reforça a importância da chegada da entidade na cidade, enaltecendo a união por meio do associativismo. “Morro da Fumaça tem um potencial de crescimento muito grande e precisamos da união proporcionada por meio do associativismo para que possamos caminhar juntos em um único propósito. É importante pensar nessa semente de uma futura associação, contando com todo o apoio da Acic, para que possamos ter potencial de crescer ainda mais”, coloca Recco.

Falta de mão de obra

Conforme o empresário de Morro da Fumaça, a falta de mão de obra qualificada é uma realidade constante e os treinamentos e capacitações oferecidas pela associação empresarial contribuirão. “Se conseguirmos trazer alguns cursos durante este ano, para a cidade será ótimo. O próprio comércio também pode se beneficiar com algumas soluções da entidade. Precisamos dessa organização empresarial na cidade e a Acic contribuirá muito”, conclui.

O presidente da Câmara de Vereadores de Morro da Fumaça, Luciano Formentin, também participou do encontro.