Compartilhe
Conhecer a atuação dos diferentes órgãos e instituições relacionadas à normatização das atividades empresariais, no contexto ambiental, tem sido o foco do Núcleo de Sustentabilidade e Meio-Ambiente, criado na ACIT com o objetivo de fortalecer a Funat (Fundação Municipal do Meio Ambiente), ganhando celeridade no andamento dos processos e contribuindo com o desenvolvimento de Tubarão e região.
Semanalmente, o Núcleo tem se reunido na Associação, conhecendo mais detalhadamente o papel e a atuação das instituições envolvidas no processo. Nesta terça-feira (5), o grupo deu continuidade à troca de ideias e informações, recebendo o Capitão Omar Correa Maroto, da Polícia Ambiental da região. Ele esclareceu o papel do órgão, sua atual estrutura e atribuições. “Encontros assim permitem o entendimento dos diferentes papeis das instituições envolvidas, esclarecendo dúvidas e nos aproximando dos resultados que buscamos”, explica o vice-presidente da ACIT, Eduardo Silvério Nunes, que coordena o Núcleo.
No dia 19, acontecerá o próximo encontro tendo em pauta a apresentação das observações levantadas pelo Sinduscon (Sindicato da Indústria da Construção Civil de Tubarão) como sugestão de instrução para normatizar a Indústria de Construção Civil e Empreendimentos Imobiliários, que deverá ser alinhado com a Funat e com o Condema. Também serão apresentados os dados da Polícia Ambiental. No dia 26, a Procuradoria do Município e a Fatma deverão fazer suas apresentações institucionais.
Do Núcleo participam a ACIT, a Prefeitura Municipal de Tubarão através da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, a Associação dos Municípios da Região de Laguna (AMUREL), o Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio Tubarão e Complexo Lagunar, a Federação das Indústrias do Estado de Santa Catarina (FIESC), a Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) e a Universidade do Sul de Santa Catarina (UNISUL).
O Programa Empreender
O Núcleo de Sustentabilidade e Meio-Ambiente faz parte do Programa Empreender. Uma estratégia que estimula a competitividade empresarial e que há 25 anos cresce e se fortalece para auxiliar no desenvolvimento das empresas catarinenses, o Empreender é o associativismo na prática.
O Programa reúne mais de 7.200 empresas catarinenses por meio de 520 núcleos empresariais de 56 segmentos diferentes da economia que participam em 90 Associações empresariais, onde têm acesso à informação, inovação e conteúdos que favorecem o crescimento e a sustentabilidade empresarial.