Plenária da FACISC na Serra apresentou projeto de Zona de Processamento de Exportação em Lages

Serra Catarinense
Plenária da FACISC na Serra apresentou projeto de Zona de Processamento de Exportação em Lages

Políticas Públicas

Bianca Backes

Autor Bianca Backes

Compartilhe

Temas estratégicos voltados ao futuro do desenvolvimento da Serra Catarinense, com foco em competitividade, sustentabilidade e infraestrutura pautaram a Plenária Regional da FACISC na Serra, na noite desta segunda-feira (27), na sede da Associação Empresarial de Lages (ACIL).

O grande destaque da reunião foi o avanço do projeto da Zona de Processamento de Exportação (ZPE) de Lages, liderado pela ACIL. A entidade tem atuado de forma decisiva na articulação política e técnica para viabilizar o empreendimento, que prevê a criação de um distrito voltado à industrialização e à exportação com incentivos fiscais.

No dia 21 de outubro, uma comitiva coordenada pela ACIL esteve em Brasília para apresentar o projeto ao Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (MDIC) e ao Conselho Nacional das Zonas de Processamento de Exportação (CZPE), buscando garantir sua inclusão na pauta de dezembro. A proposta é considerada estratégica para o desenvolvimento sustentável da Serra Catarinense, com potencial de atrair investimentos, gerar empregos e impulsionar a economia regional.

No encontro, conduzido pelo vice-presidente regional da FACISC, Antonio Carlos Floriani, também foram apresentadas as novas diretrizes do Voz Única, iniciativa que reúne as demandas das 149 associações empresariais do estado. O programa passa por uma reestruturação, com o lançamento de uma plataforma digital interativa e ampliação de cinco para seis pleitos regionais prioritários, fortalecendo o diálogo entre o setor produtivo e o poder público.

Lideranças presentes – A plenária ressaltou, ainda, a relevância do Programa Empreender, que em 2026 completa 35 anos de atuação, consolidando-se como um dos principais instrumentos de promoção do associativismo e fortalecimento das empresas em Santa Catarina. Hoje, o programa reúne mais de 700 núcleos ativos em 108 associações, envolvendo cerca de 11 mil empresas em todo o estado.

O encontro reuniu lideranças empresariais e representantes das associações de Lages, Correia Pinto e Urubici. Também participaram da reunião o presidente da Aciacop, Jackson Santos, o diretor de Sustentabilidade da Facisc e ex-presidente da Aciur, Henrique Folster Martins, a consultora de atuação regional da Facisc, Larissa Schutz, o consultor do Empreender, Ricardo Klein, o consultor do IDEL, Felippe Cesa, o presidente do Ceni, Eduardo Broering, e diretores das associações empresariais da região.

Serraaaaaaaaaaaaaaa

Foto: Serraaaaaaaaaaaaaaa