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A Confederação das Associações Comerciais e Empresariais do Brasil (CACB), em parceria com o Sebrae, envolveu os empresários do Empreender Competitivo em uma pesquisa com o intuito foi traçar o perfil das empresas contempladas pelo programa. A partir do levantamento, será possível estabelecer uma comparação e mensurar os resultados obtidos ao final do projeto, tendo como parâmetro os indicadores iniciais das empresas.
Participaram da pesquisa, que envolvia perguntas abertas e fechadas, 719 empresas dos estados de Pernambuco, Bahia, Mato Grosso, Minas Gerais, São Paulo, Paraná, Santa Catarina, Rio Grande do Sul e do Distrito Federal. Em Santa Catarina foram avaliadas ao todo 222 empresas catarinenses.
Veja os resultados da pesquisa que avalia o estado inicial das empresas participantes do Empreender Competitivo:
Destaques
Um dos aspectos avaliados na pesquisa foi o grau de satisfação geral dos empresários com o programa Empreender. Separado por segmento empresarial, o levantamento aponta que os setores mais satisfeitos com o projeto são o de Automecânicas, de Bares, Restaurantes e Lanchonetes, de Tecnologia e Inovação e de Confecções.
Outro ponto destacado na pesquisa foi a avaliação do índice de competitividade das empresas segundo o Modelo de Excelência e Gestão (MEG), adotado pelo Sebrae. O psicólogo do Instituto Brasileiro de Neuropsicologia e Ciências Cognitivas (IBNEURO) e condutor da Pesquisa do Empreender Competitivo, Fernando Miranda, explica que o MEG é um bom ponto de partida para avaliar a efetividade das estratégias das empresas e melhorar sua gestão: “A existência desse sistema de indicadores de desempenho permitirá uma análise mais profunda e abrangente sobre a efetividade do projeto e de seus resultados”.
Segundo o Gestor dos Projetos da FACISC, Gil Monteiro Goulart, a mensuração de resultados é útil para todo o sistema: “São beneficiadas tanto as ACEs, que conseguem ter noção de como as empresas de seu estado se destacam em relação ao resto do projeto, como também a Confederação, que, com base em dados, consegue melhorar o programa para as futuras edições”.
Ressalta-se que em Santa Catarina, a média geral de idade das empresas é de 16 anos e entre elas os índices de satisfação e de indicação do Programa, seguiram a tendência de liderança na pesquisa, pelos Núcleos dos segmentos de Automecânicos, Bares e Restaurantes e de Tecnologia da Informação, dos quais 60% apresentavam um planejamento que se adaptou a execução do Programa EC 2017-2019.