Compartilhe
Os resíduos de equipamentos eletrônicos, se descartados de forma inadequada, constituem um sério risco para o meio ambiente, pois possuem em sua composição metais pesados altamente tóxicos. Em contato com o solo, os metais pesados contaminam o lençol freático e se queimados, podem liberar toxinas perigosas ao meio ambiente. Portanto, a manipulação de forma incorreta pode contaminar tanto os seres humanos que executam estas tarefas e como o meio ambiente.
Cientes dos danos, os integrantes do Núcleo da Tecnologia da Informação e Comunicação do Planalto Norte (NTIPLAN) da Associação Empresarial de Canoinhas (ACIC), elaboraram uma Campanha de Coleta de Lixo Eletrônico.
Por meio de divulgação digital, flyers, chamada de vídeo e outras ações, foram disponibilizados pontos de coleta para os materiais, que em seguida passaram por uma triagem e encaminhados para o destino adequado. “O que poucas pessoas sabem, é que muito desses lixos podem ser
reciclados e até mesmo restaurados. Com a campanha, o que pode ser aproveitado vira material educativo e são doados a instituições carentes, ONGS, e entidades sociais”, explica a gestora do projeto Siucléia Marcos.
Além de contar com o apoio do SEBRAE e da Confederação das Associações Comerciais e Empresariais do Brasil (CACB) e suporte estadual da FACISC, o projeto está alinhado com o Objetivo de Desenvolvimento Sustentável (ODS nº13), uma ação contra a mudança global do clima. No ano de 2018 foram coletados aproximadamente 600 kg de lixo eletrônico que posteriormente passaram por uma triagem e descarte correto.