Compartilhe
Despertar, estimular e orientar o desenvolvimento do espírito empreendedor e da cultura associativista junto dos estudantes de ensino médio e criar uma geração consciente, pró-ativa e capacitada para transformar o cenário socioeconômico, são alguns dos objetivos do Programa Geração Empreendedora. São Lourenço do Oeste foi uma das 14 cidades do Estado escolhidas para realizar o programa em 2016, graças a Associação Empresarial de São Lourenço do Oeste (Acislo).
Através das multiplicadoras Lorita Piovesan Reiter, do Núcleo da Mulher Empresária, e Bruna Pozzan, do Núcleo do Jovem Empreendedor, o município participou com alunos do 1° e 2° ano do ensino médio das Escolas de Educação Básica Sóror Angélica e Rui Barbosa. Esta foi à segunda edição do programa Geração Empreendera, executado por meio das associações empresariais em parceria com o Conselho Estadual de Jovens Empreendedores de Santa Catarina (Cejesc) e do Conselho Estadual da Mulher Empresária (Ceme). A realização é da Federação das Associações Empresariais de Santa Catarina, a Facisc.
Na noite de segunda-feira (21) houve a formatura dos 30 jovens que participaram do programa em São Lourenço do Oeste. Com a presença de pais, professores, mentores e associados à Acislo, foram entregues os certificados.
Para o presidente da Facisc, Ernesto João Reck, o foco do Geração Empreendedora é justamente formar empreendedores. Cita que houve uma evolução muito grande da primeira para a segunda edição e, com isso, os participantes tiveram mais oportunidades.
Com um custo muito baixo, o programa desenvolvido pela Facisc é praticamente todo feito de forma voluntária. Com isso, Reck reforça a consciência dos empresários em abrir as portas da empresa e dividir o conhecimento com os jovens.
A multiplicadora Lorita Piovesan Reiter diz que não foram somente os jovens que aprenderam, mas todos os profissionais envolvidos. “Isso faz a diferença na vida deles”, diz. Numa avaliação final, Lorita explica que o objetivo foi alcançado e revela que alguns jovens que participaram do programa já fizeram entrevistas de emprego, efetivando o sucesso do Geração Empreendedora.